IFEs tomam medidas positivas no enfrentamento da pandemia

 

A Associação Nacional dos Reitores das universidade federais (Andifes) emitiu comunicado no sábado (11/4) avaliando como positivos os resultados das primeiras fases de enfrentamento à Covid-19 pelas universidades federais. Todas as instituições de ensino superior do Brasil estão com as atividades acadêmicas presenciais suspensas, em respeito a decisões internas e decretos de autoridades do Executivo.

“Em apenas três semanas, em todo o Brasil, as comunidades universitárias foram salvaguardadas, os alunos carentes já estão recebendo ajuda, nossos pesquisadores, técnicos e equipamentos mobilizados contra a pandemia, hospitais universitários plenamente incorporados, inúmeras atividades realizadas em todas as áreas do conhecimento, com o funcionamento administrativo adequado à situação”, pontua a Associação, frisando que buscará aperfeiçoar tais atividades, assim como criar ou restabelecer procedimentos que garantam condições de governança e governabilidade, acompanhando o trabalho de reitores, especialistas e agendas do legislativo e do judiciário.

“Prioritariamente estão sendo encaminhadas ações relacionadas à assistência, apoio às atividades emergenciais de enfrentamento ao COVID-19, a adaptação e registro de atividades funcionais e o orçamento de 2020”, esclarece a entidade. Para ler o comunicado completo, acesse aqui.

Universidades adiam retorno das aulas no RS

Assim como no resto do Brasil, as universidades gaúchas adiaram o retorno das aulas presenciais como medida preventiva à pandemia. Novo decreto do governo do Estado estabelece o fechamento de todas as instituições de ensino até, no mínimo, 30 de abril, mas ao menos três IFEs já anunciaram que devem estender a medida por mais tempo. A UFRGS, por enquanto, manteve o prazo do fim do mês.

Entre as que já anunciaram o adiamento estão UFSM, Furg e Unisinos. Na UFCSPA, a suspensão vale por tempo indeterminado, assim como na Ufpel e na UniRitter.

Na Unipampa, as aulas estão suspensas tanto presencial quanto virtualmente, enquanto encontros remotos estão ocorrendo em instituições como Univates, Unisc, Unijuí e UPF, onde nova decisão será anunciada no sábado (18).