Grevistas da Furg fazem ato público – Jornal Correio do Povo, 29.05.2012

 Docentes e estudantes realizaram manifestação pelas ruas de Rio Grande<br /><b>Crédito: </b>  JULIANA RODRIGUES / ESPECIAL / CP
Docentes e estudantes realizaram manifestação pelas ruas de Rio Grande
Crédito: JULIANA RODRIGUES / ESPECIAL / CP

Professores grevistas e estudantes que apoiam o movimento da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) integraram ontem o Ato Público em Defesa da Educação, na praça Dr. Pio, no Centro da cidade. A caminhada, também em defesa da Educação, começou no final da manhã, e a atividade terminou por volta das 17h. Os professores distribuíram panfletos e dados sobre os motivos que levaram a categoria a parar, além da Moção de Apoio à Greve dos Docentes, emitida pelo Conselho Universitário (Consun) da Furg, na última sexta-feira.

O professor Manoel da Cruz calcula em 85% o percentual de docentes que aderiram à greve até ontem. “A adesão está aumentando após o Consun reconhecer a legitimidade do movimento”, destacou ele. Os professores estão em greve desde o dia 17/5, acompanhando a pauta nacional de mobilização da Andes.

A Reitoria da Furg lançou nota ontem, na qual esclarece que o calendário acadêmico da instituição não está suspenso. Segundo a nota: “O Conselho Universitário decidiu, em reunião no último dia 25/5, que, em momento oportuno, o Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea) tratará da reestru-turação do calendário, manifestando-se sobre dias letivos a serem recuperados e a conva-lidação das atividades realizadas durante o período de greve”.

Fonte: Jornal Correio do Povo – 29.05.2012 (link para versão eletrônica)