A próxima terça-feira (13) será dia de luta unificada em defesa da educação e dos direitos dos trabalhadores. A Greve Nacional da Educação, convocada por entidadessindicais e estudantis, com apoio das centrais sindicais, contará com atividades em diversos estados e municípios, e também no Distrito Federal.
O dia de greve tem como pautas a luta contra os cortes da Educação Federal, que ameaçam o funcionamento de diversas IFEs, e o enfrentamento ao programa Future-se. Além disso, haverá protestos contra a Reforma da Previdência, aprovada em segundo turno na Câmara dos Deputados, que reduz e retarda a aposentadoria de servidores federais e de todos os trabalhadores e impedirá o acesso da maioria dos brasileiros à seguridade social.
Assembleia Geral Docente convocada pelo ANDES/UFRGS, na quarta-feira 7, aprovou adesão à greve. A Assufrgs também convoca paralisação dos servidores técnico-administrativos da UFRGS, UFCSPA e IFRS.
Docentes, técnicos e estudantes estão convidados a aderir à paralisação e participar das mobilizações.
Na UFRGS, o dia de lutas incluirá aula pública sobre o Future-se, com o presidente do ANDES-SN, professor Antonio Gonçalves, a partir das 14h, no pátio (ou na sala 102) da Faculdade de Educação. A atividade é convocada pelo ANDES/UFRGS, ASSUFRGS, APG e DCE. Após, haverá concentração para caminhada em direção ao centro de Porto Alegre.
Às 16h, as centrais sindicais convocam mobilização em frente ao Palácio Piratini para, às 17h30, sair em caminhada rumo à Esquina Democrática de Porto Alegre,culminando em um grande ato unificado às 18 horas.
Na véspera (12), haverá panfletagem nos campi da UFRGS, a partir das 11h30, e na Esquina Democrática entre as 11h e as 13h.
Mobilização Nacional
O 13 de Agosto, Dia de Greve Nacional da Educação, está sendo convocado por nove entidades nacionais: ANDES-SN, Sinasefe, Fasubra, CNTE, Proifes, Ubes, UNE, ANPG e Fenet, com apoio de todas as centrais sindicais. Nos estados, a adesão está sendo comunicada por inúmeras outras entidades representativas.
No Rio Grande do Sul, a paralisação também entrou na agenda do Cpers, Mães e Pais pela Democracia, Senergisul, Sindicaixa, SINDSEPE/RS e UGEIRM, entre outras entidades. As seções sindicais do ANDES-SN em Santa Maria, Rio Grande, Pelotas, na Unipampa e no IFRS também aprovaram adesão à Greve Nacional da Educação. A ADUFRGS decidiu promover o Painel “O Futuro das Universidades e Institutos Federais no Brasil”, salão nobre na UFCSPA, às 10 horas. O ANDES-SN será representado no painel pelo Presidente da entidade, professor Antonio Gonçalves.