Grafar promove protesto contra censura em frente à Câmara de Vereadores de Porto Alegre

04 de setembro de 2019

Em resposta à retirada de uma exposição de cartunistas gaúchos da Câmara Municipal de Porto Alegre na última terça-feira (03), a Grafar (Grafistas Associados do Rio Grande do Sul) fará protesto nesta quinta-feira (05), a partir das 12h30, em frente à casa legislativa. A mostra “Independência em Risco”, que reúne nomes como Edgar Vasques, Alexandre Beck, Edu, Bier, Hals, Latuff, Santiago e Schroder,  ocupava a área diante da entrada do plenário, onde costumam ser exibidos trabalhos visuais de cunho artístico ou histórico.

Foto: Giulia Cassol/Sul21

O cancelamento ocorreu menos de 24 horas depois da abertura, por decisão da presidência da casa. As obras apresentam uma visão crítica à conjuntura atual, utilizando o humor para retratar a Independência do Brasil, celebrada em 07 de setembro.

“Para a nossa surpresa, informaram que a vereadora Monica Leal (PP), atendendo pedido de Valter Nagelstein (MDB), retira a exposição, em um ato nitidamente de censura. É preocupante” denuncia o cartunista Celso Augusto Schröder, diretor de relações internacionais da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e autor de uma das 36 charges.
“A sociedade gaúcha defensora da cultura, da liberdade de expressão e da democracia repudia veementemente este ato de censura”, frisa nota emitida pela Grafar, alertando “para a gravidade dessa ação que repete um recente e indesejável passado nacional e remete para um tenebroso momento da história da humanidade”.

Entidades da universidade repudiam censura

O ANDES/UFRGS, junto com outras entidades, emitiu nota em repúdio à censura da mostra:

“Na segunda-feira 02/09, na Câmara Municipal de Porto Alegre, foi aberta a exposição de cartuns e charges “Independência em Risco”, com obras de 19 chargistas atuantes no Rio Grande do Sul. No dia seguinte, a partir de reclamação do vereador Valter Nagelstein (MDB), a presidenta da Câmara da capital, Mônica Leal (PP), determinou que os desenhos fossem retirados do local, encerrando assim a exposição.

“O pedido do vereador e a decisão da presidenta da Câmara conformam nítida e inaceitável ação de censura que atenta contra a liberdade de expressão e que reforça a “cruzada liderada por Jair Bolsonaro, contra a imprensa e contra os profissionais que fazem humor”, como alertam o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS  (SindjoRS) e sua Federação Nacional (Fenaj), que acertadamente acrescentam: ‘É usando lápis, pincéis e tintas, como arma contra o autoritarismo, a intolerância e a violência, que resiste o jornalismo de opinião!’

“As entidades abaixo-assinadas repudiam a censura à exposição bem como repudiam toda repressão ou cerceamento da liberdade de expressão. É vital defender a plena liberdade de expressão e de atuação dos artistas e profissionais da imprensa, agora atacada e ferida na Câmara de Vereadores: é a liberdade de expressão de todos que está em jogo!

Em Porto Alegre, 3 e 4 de setembro de 2019, assinam: ANDES/UFRGS, APG/UFRGS, Assufrgs, DCE/UFCSPA, Sindoif-ANDES/IFRS, Professores pela Democracia e DCE/UFRGS