A Frente dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (FSP) lançou, na sexta-feira (13), nota pública em defesa da democracia e dos serviços públicos diante dos acontecimentos em curso no país. O ANDES/UFRGS é signatário do documento, juntamente com outras 31 entidades.
“De forma unitária, reivindicamos a defesa da democracia, o respeito ao voto popular, o combate decidido ao fascismo e o golpismo, a ampla unidade dos movimentos na luta política e o apoio ao mandato do presidente Luis Inácio Lula da Silva frente aos ataques da extrema-direita – golpista e fascista – e na implementação de medidas que atendam às demandas da classe trabalhadora, notadamente a parcela da população excluída, como questões fundamentais do nosso tempo. É preciso ‘desbolsonarizar’ o Estado, punir os golpistas e seus financiadores”, diz a nota.
“A manutenção e fortalecimento do Estado em suas facetas democrática, de inclusão e bem-estar e para o desenvolvimento é capaz de dar essa resposta e isso só é possível com a valorização do serviço e dos servidores públicos”, acrescenta a Frente.
Pauta unificada
A manifestação conjunta foi deliberada em reunião realizada na quinta-feira (12) para organizar a continuidade da mobilização dos servidores públicos federais, estaduais e municipais. Na ocasião, foi definida a manutenção das pautas de arquivamento da PEC 32, da revogação da EC 95/LRF/RRF e das reformas da previdência e trabalhista, do fim das privatizações e do direito à negociação coletiva para reajuste salarial dos servidores, além da reivindicação de que não haja anistia aos criminosos e terroristas golpistas.
Ato nesta segunda
Nesta segunda-feira (16), ocorre novo ato em defesa da democracia às 14h, em frente ao Palácio da Justiça, na Praça da Matriz. O ANDES/UFRGS está presente na mobilização, que conta com a participação dos três poderes, além de diversas entidades.