Com mais de 150 atividades programadas, o Fórum Social Mundial (FSM) teve início na segunda-feira (23) em Porto Alegre, onde permanece até sábado (28). Na quarta, acontece a Marcha Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta, com concentração às 17h no Largo Glênio Peres.
No mesmo dia, às 9h, as centrais sindicais realizam a Mesa “Sindicalismo e Trabalho Decente – Salário igual para Trabalho igual”, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa. O debate terá participarão virtual de Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego do governo Lula (PT), e contará com a presença de João Carlos Coelho, dirigente da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP-IN).
Esta é a quinta vez que a capital gaúcha sedia o Fórum Social Mundial, criado em 2001 em contraposição ao neoliberalismo representado pelo Fórum Econômico Mundial, que ocorre ao mesmo tempo em Davos, na Suíça. Desde então, o evento já percorreu o mundo, com encontros em Mumbai, Caracas, Karashi, Bamako, Nairobi, Belém, Dacar, Túnis e Montreal, além de edições temáticas, regionais e continentais.
Acesse aqui a programação completa do Fórum Social Mundial