Frente Pela Vida lança campanha “O Brasil precisa do SUS”

 

A Frente Pela Vida, composta por diversas entidades nacionais, desenvolveu a campanha “O Brasil precisa do SUS”. A mobilização, cujo evento de lançamento acontecerá no dia 15 de dezembro, às 14 horas, com transmissão virtual, é uma resposta ao crescente número de mortes decorrentes da Covid-19 e aos sucessivos ataques que o Sistema Único de Saúde (SUS) vem sofrendo.

O objetivo da iniciativa é mobilizar a sociedade para a importância da defesa do SUS, base essencial para a saúde e o bem-estar da população. Se não fosse por ele, o enfrentamento da crise sanitária seria muito mais difícil.

O coletivo é integrado por entidades da sociedade civil e de áreas como Saúde, Tecnologia & Inovação, Comunicação, Educação e Políticas Públicas – inclusive o Conselho Nacional de Saúde (CNS). O órgão já havia lançado uma petição para sensibilizar deputados e senadores pela continuidade do orçamento do SUS em 2021, visto que o contexto de pós-pandemia trará demandas reprimidas pelo adiamento de cirurgias eletivas e exames de maior complexidade em 2020, entre outras consequências.

O abaixo-assinado, que também pede a revogação da Emenda Constitucional 95/2016 (do Teto de Gastos) e será reforçado pela campanha nacional, já conta com mais de 562 mil assinaturas.

Carta ao Povo Brasileiro

No dia 25 de novembro, a Frente publicou carta criticando a negligência do governo federal diante da pandemia de Covid-19. Uma das principais reivindicações é a recuperação do orçamento do SUS e um plano de vacinação para o novo coronavírus.

O documento lembra que o presidente Bolsonaro incentivou aglomerações e desarticulou medidas de proteção de populações vulneráveis, como os povos indígenas. “Não existe plano para a futura vacinação, o que gera ansiedade e insegurança na população”, pontua o texto, que reafirma as ações de Atenção Primária como fundamentais nesse contexto, assim como o financiamento adequado para a Saúde Pública.

Para acompanhar o evento de lançamento da campanha, acesse este link.