Fonasefe e centrais sindicais organizam jornada de lutas de 24 de janeiro a 1º de fevereiro

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), juntamente com centrais sindicais e entidades do funcionalismo público, realizará uma Jornada de Luta de 24 de janeiro a 1º de fevereiro, em defesa da vida, pela vacinação de todos e todas e contra a Reforma Administrativa. O calendário foi definido em reunião realizada na última terça-feira (19), com a participação do ANDES-SN.

A mobilização se inicia com o Dia Nacional dos Aposentados, neste domingo (24). No dia 26, será realizada Mesa do Fonasefe no Fórum Social Mundial, que neste ano acontecerá de forma virtual. A atividade, que pode ser acessada aqui a partir das 10 horas, contará com a participação de dois especialistas em vacinas e epidemiologia.

A Jornada de Luta é o início das mobilizações em 2021 contra o descaso do governo Bolsonaro com a vacinação da população – tendo em vista mais de 210 mil mortes em decorrência da Covid-19 – e as reformas que retiram direitos e cortam salários,  como a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e a PEC Emergencial (186/2019).

Em defesa da vacinação

Em 1º de fevereiro, será promovido o Dia Nacional de Luta em Defesa da Vacina Para Todos e Todas, com carreatas em várias cidades e panelaço nacional. Também haverá ato público na Câmara dos Deputados, em Brasília, quando as entidades protocolarão a entrega de um manifesto aos candidatos a presidentes do Legislativo e darão início a uma Vigília Nacional.

A PEC 32, da Reforma Administrativa, significa o fim dos serviços públicos no Brasil e da garantia dos direitos fundamentais. A proposta intensifica a terceirização, acaba com a estabilidade dos servidores públicos, com os concursos e com o Regime Único dos Servidores.

Outra bandeira de luta é a defesa do SUS (Sistema Único de Saúde), reivindicando vacina já, gratuita e para todos e todas, assim como condições de trabalho e equipamentos de proteção para os profissionais da saúde nesse novo pico da pandemia, momento em que já estão exaustos e com problemas psicológicos.

Além do Sindicato Nacional, participaram da reunião CSP-Conlutas, Fasubra, Fenajufe, ASSIBGE-SN, Sindireceita, Fenasps, Condsef, Sinasefe, Sinait, Asfoc-SN, Sinal, CNTSS, CUT, CTB, Intersindical-CCT e Sindifisco Nacional. Como entidades convidadas, estiveram presentes Auditoria Cidadã da Dívida, Fórum Sindical e Popular por Direitos e Liberdades Democráticas, Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Fluminense (SINTUFF), Frente Parlamentar Mista do Serviço Público e Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (Fenet), entre outras.

O ANDES/UFRGS chama as e os docentes para participarem virtualmente da Jornada de Lutas!