Espaço infantil no 40º Congresso consolida conquista das sindicalistas mães

A consciência sobre o direito das sindicalistas mães, assim como dos seus filhos, de contar com um espaço acolhedor, criativo e pedagógico durante os cinco dias de realização do 40º Congresso do ANDES-SN,  motivou a Seção Sindical na UFRGS, organizadora do evento, a ter um cuidado especial no desenvolvimento e na execução da proposta.

Magali Menezes, que é professora Faculdade de Educação (Faced) e presidenta do ANDES/UFRGS, explica que partiram da concepção pedagógica de que “a criança não pode ser jogada num espaço que não conhece, deve ter uma mínima relação com ele”.

“Não bastava acolher as crianças por pessoas que não conheciam em um espaço novo. Era preciso prepará-las. Iniciamos uma aproximação com os pais e, após, com as crianças, através de conversas por telefone e virtuais”, explica.

De início, a previsão era preparar o espaço da creche da UFRGS, amplo e com pracinha em área aberta, conforme os eventos anteriores que chegaram a receber 16 crianças. Porém, com a pandemia, duas inscrições foram efetivadas, e o local escolhido foi uma escola infantil situada no Centro Histórico. As pedagogas Magali Frassão e Bárbara Abreu foram convidadas a planejar o cronograma de atividades, que incluiu um tipo de pré-evento.

Dessa maneira, todos puderam se conhecer antecipadamente, e compartilhar informações relevantes para montar o cronograma de atividades e  preparar os lanches ao gosto dos pequenos.

Agenda

Além das duas pedagogas, a estrutura do espaço infantil conta com um monitor, aluno da Educação Física da UFRGS, selecionado para contribuir com as brincadeiras e jogos.

A agenda de passeios incluiu o Jardim Botânico do RS, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS e o Cais Embarcadero, na Orla do Guaíba. Diariamente, as famílias recebem registros com imagens mostrando a vivência. “O cuidado com o pensar este espaço é um respeito com as crianças e os pais, e um modo de pensar a política na qual as crianças têm um lugar digno de respeito”, explica Magali Menezes.

O espaço infanto-juvenil do Congresso do ANDES-SN é uma conquista aprovada durante o 34º Congresso do Sindicato Nacional, realizado em Brasília em 2015.