27 de maio de 2019
Entidades de servidores públicos se reuniram na quarta-feira (22) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, para tratar das pautas relativas aos servidores públicos pendentes de julgamento na Corte. Estiveram presentes representantes de Centrais Sindicais, Condsef, Fenajufe, do ANDES-SN e de outras entidades da Educação.
A reunião foi uma solicitação do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais (Fonasefe) e do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate). Foram abordadas as mobilizações e as greves pelo país, inclusive contra a Reforma da Previdência.
Além da preocupação dos servidores com a Medida Provisória 873/2019, que impede o desconto em folha salarial da contribuição sindical, a data-base da categoria também foi tratada. A pauta unificada da categoria foi protocolada em fevereiro, mas até agora não houve negociação com o governo. De acordo com Dias Toffoli, a partir de conversas com parlamentares, a MP 873 terá um desfecho político, antes de uma decisão judicial.
A reunião serviu também para buscar uma intermediação do Poder Judiciário junto ao Executivo. “Nós, servidores públicos, estamos buscando a negociação da nossa pauta e, diante da insensibilidade do governo, estamos buscando interlocutores que possam intermediar essas negociações”, explicou Antonio Gonçalves, presidente do ANDES-SN.