Iniciando a Semana de Lutas em defesa da educação pública, entidades da educação federal, estadual e municipal realizarão, na segunda-feira (25), ato unificado no Campus Centro da UFRGS. Participam da convocação, junto com outras entidades, ANDES/UFRGS, Assufrgs, SindoIF, Atempa Educadores e o 39º Núcleo do CPERS-Sindicato. A manifestação acontecerá às 17h30, no pátio ou no auditório da Faculdade de Educação (Faced). Na pauta, estão a revogação da lei do Novo Ensino Médio, o fim das escolas cívico-militares e das intervenções das universidades, e também a assistência estudantil e verbas para educação pública, com a revogação da Emenda Constitucional 95/2016 (teto de gastos). E um sonoro Fora Bolsonaro!
A Semana de Lutas compõe a campanha salarial coordenada pelo Fonasefe e culmina na quinta-feira (28) com um dia de paralisação e mobilização de todos os servidores federais, com ato político-cultural em Brasília.
Solidariedade
Em Porto Alegre, as entidades da educação também apoiarão ato público dos servidores estaduais “Em defesa de um Ipê Saúde Público, Solidário e de Qualidade”, na terça-feira (26), com concentração às 9h, em frente à sede do Ipê Saúde (Borges de Medeiros, 1945), para caminhada até o Palácio Piratini.
Ainda na capital, o Fórum Social das Resistências (FSR) 2022 inicia na terça (26) com Marcha de Abertura saindo do Largo Glênio Peres, às 17 horas, e prossegue até o dia 30. As propostas definidas ao longo do evento serão apresentadas no Fórum Social Mundial (FSM), que será realizado no mês de maio na Cidade do México.
Contra a reforma do Ensino Médio
Na segunda-feira (25), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) convoca tuitaço e campanha junto a parlamentares pela revogação da lei do Novo Ensino Médio, que também é combatida pelo ANDES-SN, conforme deliberação do 40º Congresso.
Às 19h, a CNTE fará uma atividade virtual intitulada “Reforma do Ensino Médio versus Currículo Integral”, abrindo uma série de lives que serão transmitidas até o dia 29. Veja a programação completa aqui.