A edição 2019 do Encontro Nacional do ANDES-SN sobre carreira EBTT será realizada nos dias 01, 02 e 03 de novembro no Campus Porto Alegre do IFRS. Organizado pelo Sindicato Nacional em parceria com o Sindoif, o evento acontece no auditório Prof. Dr. Rui Manoel Cruse (Rua Cel. Vicente, 281).
A presidente do ANDES/UFRGS, professora Rúbia Vogt (Colégio de Aplicação), e a professora Raquel Dias, da diretoria do ANDES-SN, serão as palestrantes da mesa intitulada “Future-se e o impacto para os professores EBTT/CAP e a contrarreforma da educação estadual e municipal”, no dia 02. A pauta do encontro também abordará temas como autonomia universitária, controle do trabalho docente e ensino domiciliar, entre outros.
Para assistir às mesas, não é preciso fazer inscrição prévia. Porém, docentes da UFRGS que preferirem podem solicitar inscrição prévia à Secretaria do ANDES/UFRGS até terça-feira (29), pelo email andes@ufrgs.br.
Confira a programação:
01 de novembro
Abertura: 14h
Mesa 1 (14h30): Autonomia universitária e financiamento – Prof. Saulo Henrique Souza Silva (Colégio de Aplicação – CODAP – UFS) e Prof. Emerson Duarte Monte (ANDES-SN).
Atividade cultural (19h): Apresentação de canto coral do Projeto Prelúdio – IFRS/Porto Alegre.
Mesa 2 (19:30h): Ponto eletrônico e controle de trabalho docente – Profª. Marisa Brandão Rocha (CEFET/RJ) e Profª. Mauriene Silva de Freitas (UEPB).
02 de novembro
Mesa 3 (09h): Carreira EBTT/CAP e o RSC – Profª Renata Flores (UFRJ) e Profª Roseneide Cristina Freitas (UERJ).
Mesa 4 (14h): Future-se e o impacto para os professores EBTT/CAP e a contrarreforma da educação estadual e municipal – Profª Raquel Dias (ANDES-SN) e Profª Rúbia Vogt (Colégio de Aplicação – CAP – UFRGS).
Mesa 5 (18:30h): Ensino domiciliar e militarização das escolas – Profª Luiza Colombo (Colégio Pedro II – RJ) e Prof. Fernando Lacerda (ANDES-SN).
03 de novembro
Grupos de discussão (9h): 1 – Carreira e controle de trabalho docente; 2 – Autonomia e liberdade de cátedra; 3 – Future-se e os impactos na educação básica.
Apresentação do acúmulo dos grupos de trabalho (11h) e, após, encerramento.