Pelo menos 38 entidades ligadas à Educação e à Ciência divulgaram nota contra o fechamento, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), de programas de pós-graduação em diversas áreas, considerando que a medida “tem como fundamento privilegiar resultados financeiros em detrimento das contribuições da produção científica e do impacto social” desses programas.
“Chama a atenção a solidez e qualificação dos programas de pós-graduação, alguns com mais de 30 anos de existência, com notas 6 ou 5 junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)”, pontuam as entidades, destacando impactos que, além da demissão de pesquisadoras e pesquisadores que são referências em suas áreas, incluem o “enxugamento do compromisso com a ampliação do sistema de Pós-Graduação, até então meta da CAPES, do Plano Nacional de Pós-Graduação e do Plano Nacional de Educação 2014-2024”.
“Estes programas, por fazerem parte do sistema de pós-graduação, foram contemplados com fatias importantes do investimento público por meio de bolsas e incentivos à pesquisa. Sua extinção institucional unilateral é um contrassenso do ponto de vista de qualquer intenção de fortalecimento da política científica no Brasil e configura também um atentado ao investimento público realizado durante estes anos todos de construção dos programas”, acrescenta a nota.
ANDES/UFRGS expressa solidariedade
Também em nota, a Seção Sindical do ANDES na UFRGS expressou solidariedade à comunidade acadêmica da Unisinos. “Não podemos deixar de notar, infelizmente, que este triste fato apresenta total coerência com o propósito de esvaziamento da pesquisa científica e da formação superior, o qual vem sendo levado a cabo pelo poder público e por autoridades privadas no país”, aponta a manifestação, divulgada na sexta-feira (22).
Ato nesta terça-feira (26)
Nesta terça-feira (26), haverá caminhada simbólica até a Reitoria da Unisinos em protesto pelo fechamento dos programas. A manifestação, organizada por docentes e estudantes, terá concentração às 16 horas na entrada principal da institução (acesso 2).