Em Assembleia, docentes elegem delegação do ANDES/UFRGS para o 40º Congresso do Sindicato Nacional

Em Assembleia Docente realizada virtualmente na quinta-feira (24), foram eleitos os delegados e observadores que representarão o ANDES/UFRGS no 40º Congresso do Sindicato Nacional. O evento, primeiro encontro presencial da entidade desde o início da pandemia, vai acontecer de 27 de março a 01 de abril, em Porto Alegre.

Como delegados da Seção Sindical, foram definidos os professores Elisabete Búrigo (IME), Guilherme Camara (EA) e Laura Fonseca (Faced). Rafael Flores (EA), Rúbia Vogt (CAP), Loiva de Oliveira (Serviço Social) e Beatriz Gil (IL) participarão como observadores.

Caderno de Textos e Assembleia

Na quarta-feira (23), foi divulgado o Caderno de Textos do Congresso, com 57 textos de apoio e resoluções apresentados pela diretoria do ANDES-SN e por sindicalizados e sindicalizadas.

Os conteúdos estão distribuídos em Tema I – Conjuntura e Movimento Docente; Tema II – Planos de Lutas dos Setores; Tema III – Plano Geral de Lutas; e Tema IV – Questões Organizativas e Financeiras.

Integrando o Tema II, o ANDES/UFRGS, juntamente com outras nove seções do Sindicato Nacional e sindicalizados da Adunifei, encaminhou proposta de Texto Resolução (TR) sobre as intervenções em IFEs, que propõe intensificar a luta contra as arbitrariedades do governo Bolsonaro nas instituições de ensino.

O caderno de Textos, que traz também a proposta de programação e orientações para o Congresso, será discutido na UFRGS em assembleia docente no dia 9 de março, às 16h30.

40º Congresso

Instância máxima de deliberação da categoria organizada no ANDES-SN, o 40º Congresso do Sindicato Nacional ocorrerá no campus Centro da UFRGS e arredores, com o tema central “A vida acima dos lucros: ANDES-SN 40 anos de luta!”. O caderno e seu anexo, com textos enviados até 14 de março, irão orientar os debates e deliberações do encontro.

Diante das condições impostas pela pandemia de Covid-19, a comissão organizadora do evento está definindo uma série de protocolos com o objetivo de garantir a segurança sanitária de todas e todos os participantes. Entre as medidas, está a apresentação de passaporte de vacinação e declaração de compromisso de testagem de toda a delegação.