Estão confirmadas para os dias 3 e 4 de junho as eleições para representantes docentes e técnico-administrativos no Conselho Universitário (Consun) e no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFRGS. Na categoria docente, 35 chapas (duplas com titular e suplente) estão homologadas para concorrer no Consun e 11 no Cepe. O número demonstra grande interesse na representação.
Em votação eletrônica no portal da Universidade, cada docente pode votar em até 10 chapas (duplas com titular e suplente) para o Consun e em 4 chapas para o Cepe. Serão preenchidas 18 vagas de representantes docentes e 9 de técnico- administrativos no Consun. No Cepe, há sete vagas por categoria.
Os mandatos são de dois anos, e os resultados devem ser divulgados no dia 5 de junho.
“Participar do Consun e do Cepe, através da representação docente, é fundamental. Na discussão das regras de promoção e progressão em 2017, por exemplo, conseguimos corrigir várias distorções e introduzir dispositivos que valorizam a diversidade das atividades docentes. No debate sobre o projeto Future-se, junto com os estudantes e os técnico-administrativos, convocamos uma sessão aberta do Consun que ouviu a voz da comunidade universitária”, pontua Elisabete Búrigo, representante docente na atual composição do Consun.
Elisabete, que é professora do Instituto de Matemática e Estatística, acrescenta que os representantes docentes contribuem para a produção das resoluções e avaliação dos processos internos participando das comissões. “Garantir a transparência do uso dos recursos pelas fundações, das regras de convênios e contratos, dentre outros, é bem mais eficaz e produtivo do que aguardar a fiscalização de órgãos externos, que têm menos familiaridade com a vida universitária”, lembra.
Os mandatos dos atuais representantes foram prorrogados no dia 8 de maio, através das Portarias nºs 2940, 2942, 2941 e 2943, até que se conclua o processo de eleição. Clique aqui para conferir todas as chapas homologadas.