O processo eleitoral para escolha da próxima diretoria do ANDES-SN será realizado de 3 a 6 de novembro de 2020, em formato telepresencial. Em decorrência da pandemia e do necessário isolamento social, o processo eleitoral havia sido suspenso pela Comissão Eleitoral Central (CEC) em março.
A deliberação pelo método aconteceu durante o 9º Conad Extraordinário, em setembro. A maioria dos delegados e das delegadas avaliou o sistema como mais seguro que o remoto. Conforme relatos da atual Diretoria Nacional, o modelo já foi experimentado por outras entidades sindicais e garante a identificação do eleitor, o sigilo do voto e possibilidade de auditoria do processo.
Os sindicalizados aptos a votarem se apresentarão remotamente a uma mesa nacional, com comprovação de identidade e de estar apto a votar. Em seguida, receberão um link para realizar a votação eletrônica. Todo o processo será auditado interna e externamente.
A posse da diretoria eleita está prevista para dezembro, na Plenária de Abertura do 10º Conad extraordinário.
Campanhas e chapas
A plenária aprovou um novo calendário eleitoral, com a retomada do processo e da campanha das chapas, de 1º de outubro a 2 de novembro. A maioria dos delegados e delegadas definiu, ainda, por não autorizar alterações para recomposição das chapas, mesmo que alguns integrantes estejam participando como candidatos do processo eleitoral nos municípios.
A campanha será realizada toda de forma virtual, e irá incluir debates com ampla divulgação pelo Sindicato Nacional e as seções sindicais. Em breve também será disponibilizado acesso ao material de campanha pelos canais digitais das seções sindicais e do ANDES-SN.