Docentes da UFC paralisam atividades em defesa da educação

Integrando agenda nacional liderada pelo ANDES-SN e outras entidades sindicais, professoras e professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) estarão paralisados até sexta-feira (26) em defesa da universidade pública e da democracia.

Desde segunda-feira (22), diversas atividades estão sendo realizadas dentro e fora dos campi para denunciar as condições enfrentadas no ensino superior e o desmonte promovido pelo governo Bolsonaro nos serviços públicos. Nesse período, a ideia é que as aulas sejam convertidas em atividades que abordem a importância da universidade pública.

Mobilização

Docentes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), com apoio de servidores técnico-administrativos e estudantes, também estão realizando atividades ao longo de toda semana para denunciar os cortes sistemáticos na educação, que impactam profundamente as universidades federais; a privatização das universidades públicas; a luta por recomposição salarial dos servidores públicos federais; a corrupção no Ministério da Educação (MEC), dentre outros problemas. A mobilização também faz parte das ações da campanha permanente “Educação em Defesa da Democracia”, lançada em abril deste ano.

Na quinta-feira (25), o movimento sairá as ruas para dialogar com a sociedade. Fortaleza e a região do Cariri já confirmaram atos públicos.