Diretoria eleita e representantes do ANDES/UFRGS tomam posse na segunda (21)

A posse da nova diretoria do ANDES/UFRGS, eleita em votação realizada nos dias 08 e 09 de outubro, acontece na próxima segunda-feira (21), a partir das 16h, no auditório do Colégio de Aplicação. A chapa 1 obteve 85,9% dos votos, havendo ainda 12,5% de votos brancos e 1,6% de votos nulos. Informações sobre o Conselho de Representantes serão publicadas após homologação em Assembleia Geral Ordinária, que também ocorre na próxima segunda-feira, no mesmo horário e local da posse.

Conforme Juca Gil, presidente da junta eleitoral, a votação contou com expressiva participação, e o processo foi tranquilo. O mandato da diretoria eleita será de dois anos, assim como o do Conselho de Representantes.

Na visão da professora do Colégio de Aplicação Rúbia Vogt, presidente da chapa eleita, a perspectiva é de muita luta e resistência, em função da conjuntura de ameaças. “São tempos difíceis, de ataques sociais, à democracia e aos direitos da classe trabalhadora. Na Educação, vivemos ataques específicos às universidades, aos servidores e aos professores. É justamente neste momento que os sindicatos são mais necessários, pois configuram uma forma de lutar por direitos e conquistar outros”, analisa.

Conforme Rúbia, a nova diretoria será bastante plural, pois congrega professores da carreira EBTT e do Magistério Superior, preserva docentes da gestão anterior, familiarizados com o funcionamento da seção, e também traz colegas novos, se somando ao trabalho, além do retorno daqueles que, em outros momentos, já fizeram parte da gestão. “Esperamos que o contexto de mobilização e resistência se transforme em vitórias, como temos conseguido ao longo do tempo”.

Os demais integrantes da Chapa 1 são Guilherme Dornelas Camara (Escola de Administração), como 1ºvice-presidente, Tiago Martinelli (Instituto de Psicologia), como 2º vice-presidente,  Elisabete Zardo Búrigo (Instituto de Matemática e Estatística), como 1ª secretária, Carlos Schmidt (aposentado pela Faculdade de Ciências Econômicas), como 2º secretário, Julice Salvagni (Escola de Administração), como 1ª tesoureira, Rafael da Silva Cortes (Colégio de Aplicação), como 2º tesoureiro,  Antonio Marcos Teixeira Dalmolin (Faculdade de Educação), como 1º suplente, e Carlos Alberto Saraiva Gonçalves (Instituto de Ciências Básicas da Saúde), como 2º suplente.