ANDES/UFRGS elege delegação para 39º Congresso do Sindicato Nacional

 

Em Assembleia Geral realizada no dia 07 de janeiro, o ANDES/UFRGS elegeu a delegação a ser enviada para o 39º Congresso do Sindicato Nacional que irá ocorrer  na USP entre 04 e 08 de fevereiro.

Foram eleitos os docentes Rúbia Vogt, presidente da Seção, como delegada de Diretoria, e Rafael Kruter Flores e Rafael Cortes como delegados de base. “Acreditamos nesse investimento de irmos em três delegados porque demonstra nosso crescimento em apropriação política e em inserção no Sindicato Nacional. Sendo a maior instância decisória, vale a pena contribuir da melhor forma possível”, analisa Rúbia, que é professora do Colégio de Aplicação.

Na avaliação da presidente do ANDES/UFRGS, houve uma boa preparação prévia para o evento, pois diretores e base tiveram quatro oportunidades para discutir temas e reunir posicionamentos, divididos em duas reuniões e duas assembleias gerais.

Entre as aprovações proporcionadas pelos encontros, estão a TR74, disponível no Anexo ao Caderno de Textos, e a TR 75, submetida pela diretoria, que trata do GT EDSUP de educação superior proposto criado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, cuja primeira reunião na UFRGS aconteceu em 4 de novembro último. “Achamos importante alertar as demais seções sobre o andamento desse GT”, explica Rúbia, lembrando as contribuições da Seção para o 39º Congresso.

A presidente da Seção Sindical adianta que o congresso tende a superar o ano passado, quando mais de 600 docentes universitários de todo o país estiveram reunidos na maior edição já realizada. “Considerando o momento político e a localização, tem tudo para termos a presença maciça de diretores e da base.” Entre as pautas que devem ser debatidas está a filiação do SN na CSP-Conlutas, visto que foram submetidos vários textos e TRs sobre o tema. No tocante a esta questão,  “em Assembleia Geral, o ANDES/UFRGS tomou a decisão de uma posição mais moderada neste momento, pois é preciso debater com a base e não tomar decisões precipitadas”.

O  Congresso do ANDES-SN terá o tema central “Por liberdades democráticas, autonomia universitária e em defesa da educação pública e gratuita”. Conforme deliberação do 64º Conad, a pauta inclui assuntos como Conjuntura e Movimento Docente, Planos de Lutas dos Setores, Plano Geral de Lutas e Questões Organizativas e Financeiras. Além disso, no Tema I não haverá Texto Resolução (TR) sobre a centralidade da luta.