Com 59 votos favoráveis, 7 contrários e 5 abstenções, o Conselho Universitário da UFRGS acaba de deliberar pelo encaminhamento, ao Ministério da Educação, do pedido de destituição do Reitor interventor, Carlos Bulhões, e da Vice-Reitora interventora, Patrícia Pranke, nomeados arbitrariamente pelo governo federal em setembro de 2020.
A votação foi realizada em sessão nesta sexta-feira (13). Outras medidas já aprovadas pelo Conselho Universitário serão tomadas: encaminhamento ao Ministério Público Federal de documento apontando indícios de violação dos princípios da legalidade e publicidade (Art. 4 da Lei 8.429/92) – que podem caracterizar, inclusive, prejuízo ao patrimônio público, e a solicitação de instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) no Ministro da Educação (MEC) contra Bulhões.
O ANDES/UFRGS, que desde a nomeação vem se posicionando e lutando contra o autoritarismo da Reitoria interventora e pelo afastamento, comemora este passo importante na manutenção da democracia e da autonomia universitária.
Viva a autonomia universitária! Fora interventores!