O CONSSAT (Conselho das Comissões de Saúde e Ambiente de Trabalho da UFRGS) e as COSATs (Comissão de Saúde e Ambiente de Trabalho) do Campus do Vale realizarão, no dia 06 de setembro, uma reunião sobre Saúde e Segurança na Universidade. A atividade, que vai acontecer das 13h30 às 15h no Auditório do ILEA, é aberta a estudantes, servidores (as) e terceirizados da Universidade.
O objetivo da iniciativa é promover as COSATs e impulsionar o Projeto do Ambulatório de Primeiro Atendimento no Vale, enviado ao Conselho Universitário (Consun) em maio e atualmente em análise na Procuradoria.
“O Projeto de Ambulatório de Primeiro Atendimento no CV surgiu a partir de vários acidentes que ocorrem no Campus, sem a efetiva atenção do DAS e da gestão da universidade”, explica Glória Souza, coordenadora do Conselho. “Por ser um campus mais distante do centro, a comunidade sofre com a demora na chegada de atendimentos, quando eles chegam”, acrescenta.
A partir dos encaminhamentos da reunião, novo debate deverá ser feito no Campus Central, desta vez abordando também a questão da saúde mental.
Atribuições do CONSSAT e das COSATs
As COSATs são órgãos de natureza deliberativa sobre questões pertinentes à saúde, à segurança e ao ambiente de trabalho, tendo como finalidade a melhoria das condições e do meio ambiente, buscando soluções e tendo, principalmente, uma função preventiva.
Conforme Portaria nº 1992 de 19 de maio de 1997, um dos objetivos das comissões é “investigar e discutir os comportamentos de risco, acidentes, incidentes e doenças do trabalho e profissionais ocorridos, propondo medidas de prevenção destes, bem como proceder aos devidos encaminhamentos”.
O CONSSAT congrega representantes das diferentes COSATs para discutir e encaminhar os problemas comuns, atuando nas negociações e providências relativas ao conjunto das trabalhadoras e dos trabalhadores. O ANDES/UFRGS está representado no Conselho pela professora Maria Ceci Misoczky.