Com objetivo de reforçar posicionamento da comunidade acadêmica aprovado em sessão aberta do Conselho Universitário da UFRGS (Consun) na última sexta-feira (16), as entidades ANDES/UFRGS, APG, Assufrgs, DCE e Professores Pela Democracia (PPD) organizam mobilização para próxima reunião do órgão, na sexta-feira (23). A partir das 8h, haverá vigília em frente ao prédio da reitoria para acompanhar as deliberações do Conselho, pautado para avaliar a Declaração construída com a participação de docentes, estudantes e técnico-administrativos, contra a adesão ao Programa Future-se.
“A Comunidade Universitária da UFRGS identifica uma ameaça fundamental no conjunto de elementos que constituem o Programa Future-se: trata-se de instrumento jurídico que autorizará o fim da autonomia universitária consagrada como uma das conquistas fundamentais das liberdades civis que se originam com a retomada do regime democrático”, aponta a Declaração da Comunidade Universitária da UFRGS, aprovada em votação simbólica na sessão pública, que contou com a presença de cerca de 2 mil pessoas. Histórica, a convocação da Sessão Aberta ocorreu por meio de representações de unidades, estudantes, técnicos e docentes.
O documento, que agora será analisado oficialmente pelo Consun, salienta que o projeto do governo federal “nasce de um processo não democrático de consulta à sociedade”. Antes da sessão, que terá transmissão ao vivo pela UFRGS TV, será enviado um e-mail aos conselheiros propondo a ratificação do texto, e haverá ampla panfletagem na instituição convocando para a vigília.
Instâncias máximas de deliberação das instituições de ensino superior, os Conselhos Superiores de nove universidades já indicaram a rejeição ao Future-se: Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
Audiência Pública na UFCSPA
Na próxima segunda-feira (26), haverá uma audiência pública no Salão Nobre da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) para debater os impactos do Future-se nas universidades e institutos federais situadas no Rio Grande do Sul. O evento, promovido em conjunto pela Frente Mista pela Valorização das Universidades Federais e pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, acontece às 14h.
Acompanhe as informações sobre o Future-se
O espaço “Future-se em Debate” disponibiliza documentos diversos sobre o Programa: a) três textos do MEC relativos ao referido plano governamental; b) documentos que trazem subsídios, análises permitindo entender os itens essenciais, a lógica e as finalidades do Future-se.
Este repositório será regularmente atualizado. No momento, oferece cerca de 50 documentos.