A comunidade universitária da UFRGS realizará, nesta quarta-feira (14), Plenária Geral Online para debater a intervenção na universidade e a agenda de lutas para frear os retrocessos impostos pelo reitor interventor, Carlos Bulhões. A assembleia está marcada para as 17h e necessita inscrição antecipada, que pode ser feita aqui.
A Plenária foi chamada pelos estudantes da universidade, através do DCE e de dezenas de diretórios e centros acadêmicos, a quem se somaram APG-UFRGS, ANDES/UFRGS e Assufrgs. As entidades rechaçam a nomeação de Bulhões para o cargo, pois ele foi o menos votado na consulta à comunidade e o terceiro nome da lista tríplice elaborada pelo CONSUN.
Desde setembro, estudantes, técnicos e docentes vêm protestando e se posicionando publicamente contra a arbitrariedade do governo federal na nomeação do dirigente máximo da UFRGS. Em reunião chamada pela Reitoria em 28 de setembro, a Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS reiterou a resistência à intervenção – 15ª, de atuais 16, realizada por Bolsonaro.
Eleição na UFRGS
Para o cálculo dos resultados da consulta à Comunidade Universitária para o pleito à Reitoria na Gestão 2020/2024, o Conselho Universitário (CONSUN) da UFRGS descartou a ponderação dos votos pela paridade e estipulou uma pouca democrática fórmula que usa os pesos 70-15-15, respectivamente, para docentes, técnicos administrativos em educação e discentes, além de acrescentar um fator redutor do peso dos votos dos segmentos que têm menor participação na votação – i.e., historicamente os estudantes.
De acordo com o cálculo por essa ponderação, os professores Rui Oppermann e Jane Tutikian, que respondiam pela gestão da UFRGS no mandato anterior, ficaram em primeiro lugar na referida consulta à comunidade da Universidade bem como na formação da lista tríplice, pelo mesmo CONSUN.
Cabe reparar que a Chapa 2, dos professores Rui Oppermann e Jane Tutikian, recebeu 4.683 votos na consulta. Por sua vez, a Chapa 3, das professoras Karla Maria Müller e Claudia Wasserman, recebeu 8.947 votos. Porém, a chapa 1, formada pelos professores Carlos André Bulhões e Patricia Pranke, foi nomeada por Bolsonaro apesar de ter recebido meros 1.860 votos. Entenda.
Orientações para a Plenária Geral
Para evitar eventuais ataques cibernéticos à plenária, a inscrição prévia deverá ser realizada através do formulário disponível no link: http://bit.ly/plenaria-geral-ufrgs
Será solicitado comprovante de matrícula/vínculo ativo com a UFRGS. Visando a inclusão dos terceirizados, para comprovar vínculo, pode-se anexar uma foto do crachá e preencher o espaço “cartão UFRGS” com seis dígitos “0”.
Para participar via celular, deve-se baixar o app Zoom. Via desktop, a plenária pode ser acessada pelo link: https://zoom.us/pt-pt/meetings.html.
Quem não tiver vínculo com a Universidade e quiser acompanhar, pode acessar a fanpage do DCE no Facebook.