Comunidade da UFRGS define cronograma da greve de 48 horas da educação

 

 

As entidades nacionais do setor da Educação divulgaram, na sexta-feira (27), nota conjunta convocando para a greve nacional da educação, nos dias 02 e 03 de outubro. Na UFRGS, a mobilização conta com adesão de docentes, estudantes e técnico-administrativos, que promoverão diversas ações durante as 48 horas do movimento.
Na última sexta-feira (27), a diretoria da Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS protocolou comunicado de greve à administração central, conforme deliberado em assembleia realizada no dia 10 de setembro. Com isso, as e os docentes da instituição ficam legalmente protegidos para aderirem à greve nacional da educação nos dias 2 e 3 de outubro.
A programação inclui a exposição UFRGS na Rua, que levará atividades culturais e produções da Universidade ao Largo Glênio Peres a partir das 14 horas da quarta-feira (02). Pela manhã, a partir das 9h30, a professora Rosa Chiesa fará palestra sobre Reforma Tributária e o programa Future-se, em frente à Faculdade de Ciências Econômicas (Av. João Pessoa, 52).
Na quinta-feira (3), haverá concentração às 17 horas em frente à Faculdade de Educação (Faced), no campus do Centro, para caminhada até Grande Ato em Defesa da Educação e da Ciência na Esquina Democrática. A iniciativa será somada a ações em defesa das estatais e da soberania nacional, que estão sendo organizadas em vários locais do país.

Mobilização nas ruas de Porto Alegre
As atividades da semana na UFRGS foram definidas em assembleia geral da comunidade acadêmica na última quinta-feira (26), que reuniu centenas de estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos. Por ampla maioria, deliberou-se pela adesão à paralisação nacional, interrompendo aulas e demais atividades nos dias 2 e 3.
A greve será nacional e unitária, confirmada por ANDES-SN, Fasubra, Ubes, UNE, Fenet, ANPG, e Sinasefe. Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e demais entidades estudantis, em conjunto com trabalhadores da ciência e tecnologia, também estão convocando estudantes, pesquisadores, professores e demais setores da sociedade civil a se somarem à paralisação para exigir a reposição das verbas cortadas, protestar contra o Future-se, defender a educação pública e a autonomia das universidades.
A atividade #UniversidadenaRua, no dia 2, é coordenada pela União Estadual de Estudantes. Assufrgs, ANDES/UFRGS e demais entidades organizarão um estande para apoiar a mostra da produção da UFRGS. Professores, estudantes e técnicos estão convidados a expor banners, realizar atividades artísticas e dialogar com a população no centro de Porto Alegre, para mostrar aquilo que fazemos na Universidade. Inscrições de trabalhos devem ser feitas pelo e-mail dce@ufrgs.br.

Atividades no Rio Grande do Sul
A paralisação será realidade em universidades de diversas cidades gaúchas. Em Pelotas, Ufpel e IFSul promoverão atividades abertas como debates, lançamento de livro e oficinas em frente ao Centro de Artes da universidade no dia 02, e grande manifestação na praça Cel. Pedro Osório no dia 03. Na Furg, haverá assembleia ampliada no dia 02, com participação de estudantes, docentes, técnicos e terceirizados.
Na última quarta-feira (25), plenárias nos campi da UFSM em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões reforçaram a necessidade de a categoria docente construir uma greve por tempo indeterminado. Na terça (01), nova assembleia será realizada no campus de Santa Maria para avaliar conjuntura e rumos do movimento.

 Veja abaixo a programação completa em Porto Alegre

02 de outubro

  • 9h30 – Palestra sobre Reforma Tributária e Future-se, com a professora Rosa Chiesa, em frente à Faculdade de Ciências Econômicas
  • A partir das 14 horas: exposição “UFRGS na rua”, com atividades culturais e produções da universidade no Largo Glênio Peres.

03 de outubro

  • 17h – Concentração de estudantes, docentes, técnicos-administrativos e comunidade em geral em frente à Faculdade de Educação para caminhada rumo ao ato unificado da Esquina Democrática.