Comitê Covid UFRGS atualiza diretrizes para retorno restrito das atividades presenciais

O Comitê Covid UFRGS publicou, na quarta-feira (26), documento que atualiza as recomendações para as atividades presenciais na Universidade. Apesar de aulas presenciais estarem suspensas, a  Portaria 2233, de 10 de maio, estabeleceu um retorno restrito a partir de 24 de maio. As novas regras restabelecem o cenário anterior à suspensão total que entrou em vigor com a instituição da bandeira preta no Rio Grande do Sul, em fevereiro.

“No plano acadêmico, são permitidas exclusivamente atividades de pesquisa inadiáveis com seres vivos, com o novo coronavírus ou de pós-graduação com prazo de finalização até dezembro de 2021, e no plano administrativo existem atividades essenciais que precisam do trabalho presencial”, explica o professor Carlos Alberto Saraiva Gonçalves, do Instituto de Ciências Básicas da Saúde e diretor da Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS, que integra o Comitê. Segundo o representante do ANDES/UFRGS no Comitê, o grupo “reconhece a gravidade da situação e está ciente dos alertas epidemiológicos. Não há como retornar no atual momento”.

Novas diretrizes

Conforme as diretrizes, “antes da retomada das atividades presenciais, deve ser realizada a testagem por RTPCR, de trabalhadores(as) e alunos(as)” e está vedado, por exemplo, “apoiar a máscara nas mesas ou cadeira ou qualquer outra superfície”, “retirar a máscara na presença de outras pessoas no mesmo ambiente” e “o uso simultâneo de ambientes para refeições”.

O uso de máscara de proteção individual é obrigatório, incluindo áreas externas, de convivência e internas. Nos espaços sem ventilação natural “deverão ser adotadas as máscaras N95 ou PFF2 preferencialmente, ou adotar sistema de rodízio das pessoas com redução da capacidade de ocupação para 25% permitindo a revisão deste parâmetro pelas COSATs e gestores”.

Ampliação das atividades presenciais

A atualização contempla modificações em relação à primeira versão do material, publicada em novembro do ano passado. Ela foi divulgada dois dias após a ampliação das atividades presenciais, que, segundo o professor Carlos Alberto, envolve práticas e estágios da área de Saúde, “com a justificativa de ampliação e renovação de pessoal da saúde para o enfrentamento da pandemia”.

De acordo com a Reitoria, as mudanças foram aprovadas em reuniões do Comitê “com base nas recomendações científicas, nas deliberações das autoridades sanitárias, no modelo de distanciamento adotado no Rio Grande do Sul, nas sugestões encaminhadas pelo Conselho das Comissões de Saúde e Ambiente de Trabalho (CONSSAT UFRGS) e na avaliação realizada sobre a aplicação dos protocolos previstos na primeira versão destas diretrizes.”