Na última quinta-feira (11), reuniu-se em Porto Alegre a comissão organizadora do 40º Congresso do ANDES, composta por representantes da Direção Nacional do ANDES, da Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS e da Representação Regional do ANDES no RS e assessoria do corpo técnico do Sindicato Nacional. Nessa reunião, foi dado início aos preparativos para organizar o 40º Congresso, que será sediado na nossa cidade entre 27 e 31 de março de 2022.
O 40º Congresso em Porto Alegre, primeira atividade presencial deliberativa do Sindicato Nacional desde o início da pandemia de Covid-19, foi fruto de uma decisão tomada por aclamação no 39º Congresso, em fevereiro de 2020, e ratificada recentemente, no 13º Conad Extraordinário, ainda virtual.
“Para a Seção Sindical do ANDES na UFRGS será uma honra sediar o 40º Congresso, uma tarefa que já abraçamos com toda a energia e disposição para que durante 5 dias Porto Alegre seja o palco das discussões que irão nortear a organização da categoria no enfrentamento ao desmonte da educação pública, às intervenções nas universidades públicas e ao fortalecimento do movimento sindical” afirma a professora Cristina Carvalho, vice-presidenta da Seção Sindical.
Para Rivânia Moura, presidenta do Sindicato Nacional, presente neste pontapé inicial da organização do congresso, “foi um momento muito importante de encontro da comissão local e da comissão nacional de organização do evento, que está empenhada em fazer um grande congresso para nossa categoria. Um congresso que vai se realizar ainda no contexto da pandemia e de suas consequências, com presencialidade, o que nos traz o enorme desafio de pensar em todo o processo de organização, de garantia das condições de segurança sanitária e também de garantia das condições para um bom debate político da nossa categoria”.
A visita da delegação do ANDES-SN incluiu a visita a dependências do Campus Centro da UFRGS: “Estivemos na Faculdade de Educação, local que vai ser bastante utilizado durante o congresso, principalmente para a realização dos nossos grupos de trabalho. Pudemos também receber a acolhida da equipe local e perceber a vontade e disposição para realização do Congresso, para que possamos fazer desse congresso presencial um grande momento de reencontro da nossa categoria e de fortalecimento do nosso sindicato e das nossas lutas”, relata Rivânia.
A passagem pelo Campus incluiu visita ao Memorial dos Expurgos, espaço constituído em 2018 como homenagem aos expurgados da Universidade durante a ditadura militar.
Participaram deste primeiro encontro organizativo, além de Rivânia Moura e Cristina Carvalho, Regina Moreira e Amaury Fragoso pela Direção Nacional, Magali Menezes e Maria Ceci Misoczky pela Seção Sindical, bem como César Beras, presidente da Regional RS e Elizabeth Barbosa pela Representação Regional do RJ.