Comissão especial do Consun analisa integridade de Relatórios de Atividades Docentes que serão publicizados pela UFRGS

O Conselho Universitário da UFRGS (Consun) instaurou, em 7 de outubro, uma Comissão Especial para analisar quais dados relativos ao cumprimento da carga horária deverão constar nos Relatórios de Atividades Docentes (RADs) “para que o registro público seja a reprodução fidedigna do trabalho realizados pelos docentes”. Os RADs serão disponibilizados publicamente pela Universidade a partir de dezembro, conforme recomendação da Controladoria Geral da União (CGU) e decisão do órgão consultivo em 19 de agosto.

Conforme Rúbia Vogt, representante docente da comissão paritária, a redação do parecer está em andamento, após oitivas com a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), o Centro de Processamento de Dados (CPD) e com o pró-reitor de Pós-Graduação, Júlio Otávio Jardim Barcellos, que coordenou o GT criado pela Reitoria para definir como serão publicados os relatórios. “Novamente, não houve por parte da Administração Central uma construção envolvendo diálogo com os segmentos da comunidade universitária”, pontua a professora.

“Ao deixar transparente o que cada docente faz temos que garantir um banco de dados atualizado e fiel a estas atividades, pois fazemos muitas atividades que nem sempre ficam registradas, particularmente no caso de docentes que não estão mais em processo de progressão ou promoção como os titulares”, acrescenta a professora Márcia Barbosa, que também integra a comissão.

Os RADs não contemplam a diversidade do trabalho docente

São diversas as atividades docentes que hoje não constam dos Relatórios de Atividades Docentes (RADs), como a participação em comitês editoriais, a avaliação de artigos para eventos ou periódicos, a coordenação ou participação em instâncias não registrada em portaria própria, e inúmeras atividades, como palestras, visitas, entrevistas, realizadas a partir de demandas externas não contempladas nas ações de extensão existentes. Também há inconsistências entre sistemas, por exemplo, entre a classificação de periódicos realizada pela Biblioteca Central e a classificação da Capes.

São, ainda, variadas as falhas e incongruências dos RADs. Docentes que desejarem reportar outros detalhes e incompletudes, além dos já mencionados, estão convidados a escrever para o e-mail andes@ufrgs.br, até a sexta-feira (4). A Seção Sindical encaminhará à Comissão uma sistematização desses apontamentos, indicando o descompasso entre os atuais RADs e o variado e complexo trabalho docente.