Combate às Fake News é tema de painel na UFRGS

03 de junho de 2019

 

Com o objetivo de oferecer aos participantes ferramentas para identificar, combater e enfrentar a desinformação gerada pelas notícias falsas, o Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) promove, nesta terça-feira (4), o painel Combate às Fake News. O evento acontece a partir das 18h30, no auditório da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), no campus Saúde da UFRGS.

Voltado a estudantes de comunicação, comunicadores, movimentos sociais e entidades sindicais, o painel trará nomes como o do jornalista Moisés Mendes, do subprocurador-geral da República Domingos Sávio da Silveira, e da jornalista Taís Seibt,  fundadora da Filtro Fact-checking – que realizou checagens no RS para o Truco nos Estados, da Agência Pública, durante as eleições 2018.

As notícias falsas não são novidade, mas ganharam proporções assustadoras no Brasil a partir das eleições presidenciais de 2018. Pesquisa do Observatório do Terceiro Setor demonstra que o país tem a população que mais acredita em fake news em todo o mundo, por isso, o combate a este tipo de divulgação é tão importante.

O evento tem apoio de Fabico, Unisinos, do Movimento 3D – Democracia, Diálogo e Diversidade, Associação de Juristas pela Democracia (AJURD), do Comitê em Defesa da Democracia do Estado Democrático de Direito, e das entidades que integram o Comitê Gaúcho do FNDC. A entrada é gratuita.