Bolsonaro extingue Rádio MEC Rio, emissora mais antiga do Brasil

08 de julho de 2019

No ar desde 1923, a Rádio MEC AM do Rio de Janeiro foi extinta pelo governo Bolsonaro. A emissora funcionava desde 1936 no Rio de Janeiro, e contava com uma programação voltada para a difusão da cultura nacional.

O sinal será desligado no dia 31, conforme divulgado pela coluna de Lauro Jardim, d’O Globo. O motivo seria a necessidade de reduzir a estrutura do Sistema EBC de Rádio, ao qual pertence a estação.

História dedicada à cultura

Fundado pelo antropólogo Edgard Roquette-Pinto, pai da radiodifusão no país, o canal começou com o nome Rádio Sociedade, sendo doado em 1936 ao governo federal.

O fechamento ainda não foi confirmado oficialmente, mas fontes internas ouvidas pela reportagem do portal Brasil de Fato dão como certa a informação.

A sigla MEC remete a “Música, Educação e Cultura”, sendo a programação do canal espaço para a diversidade de gêneros como o choro, a música regional, a música instrumental e a de concerto. “Sinônimo de educação, arte e cultura, com destaque para os tradicionais programas de auditórios, a MEC AM foi a primeira emissora radiofônica do Brasil. Sua programação musical contempla a diversidade da música popular brasileira, os programas infanto-juvenis, a interatividade com o ouvinte, temas como infância, sustentabilidade, inclusão, questões de gênero e educação, entre outros”, resume o site da própria EBC.