20 de maio de 2019
Acontece nesta terça-feira (21), no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do Estado, audiência pública sobre os Cortes Orçamentários do MEC na Educação Federal, que atingem os Institutos Federais e as Universidades Federais. O evento, promovido pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (CECDCT) da Assembleia, tem início às 9h15, e ocorre quase uma semana depois de o Brasil ter parado em defesa da educação pública, no dia 15 de maio. O ANDES-SN e suas seções sindicais no RS foram convidados a participar.
A audiência é aberta ao público, sendo importante a presença da comunidade universitária para fortalecer a defesa da universidade pública.
Atividades pelo interior
Santa Maria também promoveu, no dia 15, audiência na Câmara de Vereadores sobre o mesmo tema. Cerca de 500 pessoas acompanharam o evento, durante o qual o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann, fez um apelo à comunidade para que se una à luta contra o contingenciamento. “Temos diferenças ideológicas, de crença, de raça e de gênero, mas nessa luta pela Universidade, eu apelo à comunidade para que caminhemos juntos na defesa da educação pública como estratégia de desenvolvimento de cidadania, que impacta não só Santa Maria, mas todo país.”
Burmann ainda destacou que a redução representa mais de 34% do orçamento da UFSM, e que o corte é uma ameaça séria à instituição, atingindo a formação de profissionais e também o atendimento do Hospital Universitário.
Já em Pelotas, o sábado foi de atividades junto à comunidade, de forma a conscientizar sobre a importância da instituição. Durante todo o dia, ações como orientação jurídica, realização de testes de HIV, aferição de pressão arterial, Circuitos Kids e entrega de mudas de plantas bioativas mobilizaram a população, que também foi alertada a respeito do ensino, da pesquisa e da extensão desenvolvidos pela Universidade.