Atrás das grades, estudantes, docentes e técnicos protestam contra visita de ministro à UFRGS

 

Em ato simbólico realizado nesta segunda-feira (21), estudantes, docentes e técnicos(as) da UFRGS repudiaram a visita do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, ao campus Saúde, para inauguração do novo prédio do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS). A manifestação, convocada pelas entidades DCE, Assufrgs e ANDES/UFRGS, condenou o sucessivo corte de verbas à Educação, a intervenção do governo federal e o autoritarismo da Reitoria interventora, que insiste em desrespeitar orientações sanitárias do Consun e do Comitê Covid.

As e os manifestantes acompanharam a solenidade do lado de fora devido aos portões fechados e à estratégia governista de driblar o encontro com a comunidade acadêmica. “Viemos para deixar o nosso recado, nós vamos seguir de portão em portão, porque quem precisa entrar na UFRGS, somos nós, estudantes, não o ministro da educação que não representa a nossa luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade”, afirmou a coordenadora do DCE, Ana Paula Santos.

Atrás das grades do portão de acesso ao ICBS, foram lembradas frases do ministro Ribeiro de que a universidade deveria ser um lugar “para poucos” e que estudantes com deficiência “atrapalham” o aprendizado de outros alunos, feitas em agosto de 2021 em uma entrevista à TV Brasil.

Dentro do prédio, no Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), Ribeiro discursou sem máscara para plateia de convidados e ao lado de negacionistas como o interventor Carlos Bulhões e o deputado Bibo Nunes. Após a cerimônia, rumou ao Quartel General da Brigada Militar para palestra aos cadetes e apresentação do Programa Estadual de Escolas Cívico-Militares, mais uma agressão de Bolsonaro contra o ensino de qualidade no país.