Assembleia Geral Docente da UFRGS

Posicionamento da Assembleia Geral Docente da UFRGS do dia 14/05

Resumidamente, a Assembleia Geral:

– iniciou com a leitura da matéria do ANDES-SN sobre a reunião, ocorrida durante a manhã do dia 14, com o governo, no Ministério do Planejamento – MPOG (ver acima, itens anteriores);

-avaliou que  o governo aposta nas delongas e adiamentos;

-salientou a necessidade de continuar e aumentar o trabalho de esclarecimento dos colegas a respeito da pauta reivindicativa específica: reestruturação da Carreira, com: piso salarial, combate à desvalorização e descaracterização do regime de DE (que hoje só vale 40 horas!), retorno à valorização da Titulação em percentuais e sua incorporação no salário;

-decidiu não colocar em votação o indicativo nacional de greve, por considerar a mobilização ainda incipiente na UFRGS;

-destacou a necessidade de focar no aumento da mobilização;

-decidiu pela organização da Comissão de Mobilização da UFRGS, cuja constituição começou na própria Assembleia Geral, mas cuja composição e ampliação continuam abertas às adesões vindas das Unidades;

-iniciou a organização de um calendário de visitas de esclarecimento às Unidades e/ou de atividades de manifestação, protesto, mobilização, etc. nas mesmas;

-decidiu pela adesão ao Dia Nacional de Paralisação, Atos e Manifestações convocado pelas centrais sindicais para o dia 29 de maio (ver acima), convidando o(a)s colegas a, naquele dia, protestar paralisando contra o PL 4330 (agora PLC 30/2015) das Terceirizações, contra as Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665, contra o chamado “ajuste fiscal”, contra a retirada de direitos trabalhistas, sociais e previdenciários.