Assembleia Geral de Sócios avaliará Plano Sanitário e Educacional do ANDES-SN nesta terça-feira (28)

Com o intuito de discutir o Plano Sanitário e Educacional do ANDES-SN, o ANDES/UFRGS realiza, nesta terça-feira (28), Assembleia Geral de Sócios (as). A atividade acontecerá às 19h, em formato virtual, e pode ser acessada pelo link http://mconf.ufrgs.br/webconf/andesufrgs.

A discussão do Plano neste momento é crucial. Ainda que não haja condições para o retorno imediato às atividades presenciais na UFRGS, as e os docentes devem ter clareza de que o planejamento da retomada exigirá modificações de estrutura em espaços físicos da Universidade, bem como a alteração de processos para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A Reitoria interventora tem relegado a discussão às unidades, sem sistematicidade ou organização dos processos necessários para planejar a retomada. Os esforços individuais das unidades de debater o assunto não devem ser confundidos com um processo participativo de construção do plano de retorno às atividades presenciais. Na Assembleia, as e os docentes terão a possibilidade de discutir o tema e levantar necessidades tendo em tela o Plano Sanitário e Educacional. O documento do Sindicato Nacional, divulgado em junho, destaca que, para o retorno presencial, será necessária a adequação progressiva da infraestrutura física (prédios, laboratórios, bibliotecas e demais espaços, de modo a resguardar o distanciamento físico previsto em protocolo sanitário) e de pessoal em preparação ao retorno das atividades presenciais, “quando o estágio da pandemia assim o permitir”.

Com o objetivo de preservar a vida de toda a comunidade universitária, ao mesmo tempo, é mencionada a adequação das moradias estudantis e das condições de segurança alimentar dentro dos campi, assim como é urgente a retomada da regularidade de reposição/complementação de pessoal, por meio de concurso público de efetivação, de modo a enfrentar a situação de distanciamento físico nas salas de aula e outras dependências.

13º Conad Extraordinário

A pauta da Assembleia Geral inclui, ainda, eleição da delegação para o 13º Conad Extraordinário, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro, também virtualmente. O tema central do evento será “Conjuntura e Congresso do ANDES-SN”. As contribuições ao caderno de textos podem ser enviadas até quinta-feira (30). Mais informações podem ser obtidas aqui.