05 de agosto de 2019
Acompanhando movimentação de servidores da educação em todo o Brasil, docentes da UFRGS se reunirão nesta quarta-feira (07) para deliberar sobre adesão à Greve Nacional do setor, no dia 13 de agosto. A Assembleia Geral será realizada às 12 horas, na sala 605 da Faculdade de Educação (Faced).
A paralisação, convocada inicialmente pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) juntamente com outras entidades representativas da classe, foi incorporada ao calendário da CSP-Conlutas e aprovada durante o 64º Conad do ANDES-SN. No Rio Grande do Sul, Adufpel, Sindoif, Assufrgs e Aprofurg já deliberaram pela adesão ao movimento.
Entre as atividades previstas para o dia, haverá ato unificado na Esquina Democrática de Porto Alegre, com concentração em frente ao Palácio Piratini a partir das 16h.
No mesmo dia da AG Docente na UFRGS, Sesunipampa e Sedufsm (Campus Santa Maria) também realizam assembleias sobre a mobilização. As demais unidades da UFSM se reunirão nos dias 08 e 09.
Plenária Universitária avalia Future-se
Após a AG Docente, a comunidade da UFRGS se reunirá em Plenária Universitária para avaliar o programa Future-se, anunciado pelo MEC como alternativa à captação de recursos para as universidades públicas. A discussão, agendada para as 14h na sala 605 da Faced, está sendo convocada pelo ANDES/UFRGS em parceria com DCE, Assufrs e APG.