Às e aos docentes filiados à Seção Sindical do ANDES-SN na UFSC

Companheiras e companheiros,

Tomamos conhecimento, na data de hoje, da deliberação em Assembleia pela dissolução da Seção Sindical do ANDES-SN na UFSC; notícia que nos entristece. Por isso, manifestamos nossa solidariedade a todas e todos os docentes que, desde 2011, mesmo diante de tantas adversidades, ousam lutar pela categoria, pela educação pública, e mantêm vivos na UFSC os princípios organizacionais e de luta que constituem, desde o local de trabalho, o nosso sindicato.
Sabemos que essa luta não termina com a dissolução da Seção Sindical, que, tão combativamente, resistiu às intentonas conservadoras e atuou para a organização do movimento docente com fundamento classista. Desejamos muita força e vitórias às companheiras e aos companheiros. Lembramos, nesse momento, da célebre frase de Darcy Ribeiro “Meus fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu”.
Saibam todas e todos que sua luta nos inspira, aqui na UFRGS, a enfrentarmos o conservadorismo e, também, o sindicalismo corporativista e de resultado. Seguimos juntas e juntos na construção do movimento docente que se organiza pela base e em defesa da educação pública.

Saudações solidárias,

Diretoria da Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS

*Em abril deste ano, a 1ª Vara da Justiça do Trabalho emitiu uma decisão judicial favorável à Apufsc-Sindical, que questiona, desde 2012, a atuação do ANDES-SN na UFSC. A Apufsc-Sindical se desfiliou do ANDES-SN em 2009. Entenda o processo aqui.