Apagão das plataformas Lattes e Carlos Chagas revela sucateamento do CNPq

 

Desde segunda-feira (26), diversas plataformas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) estão inacessíveis, incluindo Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas. Áudios de servidores do órgão que circularam em redes sociais afirmam que houve queima de uma placa do servidor.

“Não sabemos direito o que perdeu, se foram alguns segundos, horas, dias. A folha de pagamento está comprometida, pois vai ter que fazer processo manual. Tá um caos no CNPq”, diz o áudio de uma conversa entre uma servidora e um docente, ao qual a assessoria de comunicação do ANDES-SN teve acesso, mas não conseguiu comprovar a autenticidade.

Segundo informe oficial do Conselho, o “problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados”.

“O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes”, garante o órgão.

Ainda segundo o Conselho, “o pagamento das bolsas implementadas não será afetado e os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados”.

Sucateamento

“O CNPq tem sofrido vários ataques e vem funcionando com recursos bastante reduzidos, especialmente em 2021. Isso também é mais um resultado do desmonte do órgão e tem grande impacto para a pesquisa pública brasileira. Esse apagão traz uma preocupação imensa”, aponta Rivânia Moura, presidenta do ANDES-SN.

“Docentes das universidades públicas têm nesse sistema todas as informações sobre suas produções, sobre suas publicações e resultados de pesquisas. A possibilidade de perder esse enorme banco de dados é revoltante e lamentável. Caso se confirme, será um dano irrecuperável, porque é uma fonte muito importante de informações para toda a comunidade acadêmica, científica e para toda a população”, acrescenta.

Além de disponibilizar currículos, dados e estatísticas da produção científica no Brasil por região, instituição, sexo e idade, a plataforma Lattes também divulga informações valiosas sobre programas de incentivo à pesquisa como bolsas; auxílios e prêmios. Já a Carlos Chagas reúne dados sobre bolsas, auxílios, encaminhamento de projetos e pedidos de bolsas, andamento dos processos, emissão de pareceres, assinaturas de termos de concessão, relatórios técnicos e de prestação de contas, entre outras facilidades, para pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

O CNPq disponibilizou a Central de Atendimento (61 3211 4000 ou cnpq@mctic.gov.br) para esclarecimentos de dúvidas.