Integrando a agenda do Novembro Negro na UFRGS, o ANDES/UFRGS realiza, nesta sexta (1º), roda virtual de conversa sobre racismo e docência na Universidade. A atividade acontece a partir das 18h, com acesso pelo link https://mconf.ufrgs.br/webconf/andesufrgs.
As atividades do Novembro Negro na UFRGS acontecem desde 2017 com o objetivo de fortalecer a luta diária pela equidade étnico-racial no ambiente acadêmico, umas das pautas prioritárias da Seção Sindical, a partir de uma leitura crítica de realidade e em consonância com as deliberações congressistas do ANDES-SN.
Programação
A programação de 2023 na UFRGS começou em outubro e se estende até o final do mês, incluindo debates, seminários, apresentações artísticas e culturais.
No 20 de Novembro, dia da Consciência Negra, o Conselho Universitário (Consun) realizou a outorga do título de Doutor Honoris Causa in memoriam ao poeta e negro Oliveira Silveira, proposta do Instituto de Letras das UFRGS e do Movimento Negro.
No mesmo dia, o ANDES/UFRGS e diversas entidades representativas participaram da Marcha Zumbi Dandara, realizada anualmente no centro de Porto Alegre.
A tradicional foto das pessoas negras da UFRGS, que também acontece todos os anos, foi realizada em frente ao Salão de Atos, buscando dar visibilidade à presença de pessoas negras na Universidade, que vem crescendo nos últimos anos e ganhou impulso com as ações afirmativas na pós-graduação e em concursos para servidores. “O ato marca um momento de reflexão e comemoração quanto aos avanços na implementação de políticas públicas e ações afirmativas, passados 135 anos da abolição da escravatura no Brasil”, contextualiza o Neabi-UFRGS (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos).
Acesse aqui a programação completa e participe!