ANDES/UFRGS prepara participação no 41º Congresso do ANDES-SN

Debater a defesa da educação pública e a garantia de todos os direitos da classe trabalhadora . Este será o objetivo dos representantes de seções sindicais de todo o Brasil que estarão reunidos no 41º Congresso do ANDES-SN, que será realizado entre 6 e 10 de fevereiro, em Rio Branco, no Acre. Para representar o ANDES/UFRGS, participam os professores Guilherme Dornelas Camara, Laura Souza Fonseca e Loiva Mara de Oliveira Machado, que levarão as posições resultantes das assembleias locais realizadas em janeiro.
A expectativa é que o Congresso consiga deliberar contribuições que avancem na defesa de direitos sociais e na luta com outros segmentos da classe trabalhadora, principalmente no campo da educação e na defesa da universidade pública, avançando no enfrentamento a todas as formas de cortes de investimentos e à política intervencionista que configurou um quadro de gestão institucional presente nas universidades.

Plano de Lutas
O Congresso inicia com o debate sobre Conjuntura e Movimento Docente, discutindo o Plano de Lutas dos três setores – instituições federais, estaduais e municipais – que compõem o Sindicato, e que deve contemplar temas desde carreira docente, seguridade social e aposentadoria até política educacional, políticas de ciência e tecnologia, questões étnico-raciais, de gênero e diversidade sexual, política agrária, urbana e ambiental, e memória do movimento docente.
Neste sentido, as assembleias realizadas pelo ANDES/UFRGS aprovaram a TR 14 com acréscimos (Plano de lutas do setor das IFES), a TR 15 (Defesa dos Serviços Públicos, das Universidades e dos Institutos Federais: Nossas Lutas São Emergenciais), compatibilizando com a 14, e as TRs 25 (Políticas e Ações para a Carreira Docente), 48 (Revogação dos ataques à carreira de EBTT), 50 ( Por uma proposição para unificar os cargos do magistério federal), 51 (Pelo fim das intervenções nas universidades federais!), 52 (Saúde do trabalhador docente – Quando a meta não é a vida), 58 (Pelo diálogo entre a CONEDEP e o FNPE, debatendo a pauta da escola pública – Da educação infantil à pós-graduação – CONSTRUINDO UM CONED NA PERSPECTIVA DO PNE 2024 ) e 70 (Lutar, criar, escola e universidade popular!).

CSP-Conlutas
Outro ponto considerado muito importante no Congresso é o debate sobre a permanência ou desfiliação do ANDES-SN da Central Sindical e Popular (CSP) – Conlutas. A desfiliação foi indicada no 14º Conad Extraordinário e aprovada pela maioria dos docentes na Assembleia Geral de Sócios do ANDES/UFRGS em 16 de janeiro. A Assembleia local definiu, também, apresentar a posição divergente de um terço de seus participantes. Assim, dois delegados defenderão a desfiliação, enquanto a terceira representação apresenta uma alternativa de permanência na central.

Acompanhe os registros do 41º Congresso do ANDES-SN em nossas redes sociais e boletim informativo ao longo dos próximos dias.

Acesse aqui o Caderno de Textos do 41º Congresso do ANDES-SN

Acesse aqui o Anexo ao Caderno de Textos do 41º Congresso do ANDES-SN