Com o tema “Em defesa da educação pública e pela garantia de todos os direitos da classe trabalhadora”, o ANDES-SN realizará seu 41º Congresso na cidade de Rio Branco, Acre, de 6 a 10 de fevereiro de 2023. Em assembleia realizada nesta segunda-feira (12) os docentes da UFRGS elegeram os/as delegados/as ao Congresso: Guilherme Camara, da Escola de Administração, Laura Fonseca, da Faculdade de Educação, e Loiva Machado, do Instituto de Psicologia.
Nova assembleia será realizada em 18 de janeiro, para definir os textos que serão propostos pela seção sindical ao Anexo do Caderno de Textos do 41º Congresso. Um deles versará sobre a continuidade e a unificação da luta pelo fim das intervenções nas universidades federais e pela remoção do entulho autoritário que normatiza a escolha de reitores.
A Assembleia de janeiro também deverá tratar de temas polêmicos, como a permanência ou desfiliação do Sindicato Nacional da central sindical CSP-Conlutas. E debater sobre o encaminhamento das pautas da categoria frente ao governo Lula e ao Congresso recém-eleito, que incluem a revogação da EC 95/16 (teto de gastos), a recomposição salarial dos servidores federais, a garantia de verbas para a assistência estudantil e a recomposição dos orçamentos de custeio e investimentos das universidades, viabilizando condições adequadas de estudo e de trabalho em um cenário de aumento da pobreza e de persistência da pandemia. As decisões da Assembleia de janeiro balizarão a participação dos delegados da seção sindical no Congresso.