Na próxima sexta-feira (16), tem início o Seminário Nacional sobre a Reorganização da Classe Trabalhadora do ANDES-SN. O evento acontece na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), em Mossoró (RN), até domingo (18). O ANDES/UFRGS estará representado no evento pela professora Maria Ceci Misoczky, diretora da Seção Sindical e vice-presidente Regional eleita para o mandato 2023/2025 do Sindicato Nacional.
As mesas abordarão temas como “Sindicalismo no serviço público: impasses e perspectivas”, com representantes do ANDES-SN, da Fasubra e do Sinasefe; “Crise do Capital e a reorganização da classe trabalhadora”, com Osvaldo Coggiola, encarregado de Relações Internacionais do ANDES-SN, a professora Virgínia Fontes (UFF) e coordenação de Elizabeth Barbosa, 1º vice-presidenta da Regional Rio de Janeiro do ANDES-SN; “Lutas populares, sindicalismo e mercado de trabalho”, com os docentes Danilo Enrico Martuscelli (UFU) e Marcos Tavares (UESB), com mediação de Alexsandro Donato (UERN).
Serão debatidas, ainda, pautas como “O perfil da classe trabalhadora e os novos desafios”, com as docentes Patrícia Tropia (UFU), Ana Procópio (UERJ) e do advogado Cacau Pereira (coordenação de Lemuel Rodrigues, da UERN) e “Reorganização da classe trabalhadora: o que fazer?”.
“Consideramos extremamente importante discutir a reorganização da classe trabalhadora no Brasil, em especial nesse momento, nessa conjuntura que tem se apresentado com enormes desafios para nossa classe. Derrotamos a extrema-direita e o fascismo nas urnas, mas precisamos, de modo muito urgente, intensificar a nossa organização política para enfrentar o fascismo e a extrema-direita nas ruas”, ressalta a presidenta do ANDES-SN, Rivânia Moura.
Veja abaixo a programação completa
16/06 – Sexta
18h – Mesa de abertura: Entidades locais e nacionais
Coordenação: Rivania Moura e Alexsandro Donato
18h30 – Mesa de debate: Sindicalismo no serviço público: impasses e perspectivas
Andes-SN, Fasubra, Sinasefe.
Coordenação: Jennifer Webb
17/06 – Sábado
9h – Mesa de debate: Crise do capital e a reorganização da classe trabalhadora
Osvaldo Coggiola e Virgínia Pontes
Coordenação: Elizabeth Barbosa
14h – Mesa de debate: Lutas populares, sindicalismo e mercado de trabalho
Danilo Enrico Martuscelli e Marcos Tavares
Coordenação: Alexsandro Donato
16h – Exposição de livros e homenagem ao Professor Osvaldo Coggiola
16h30 – Mesa de debate: O perfil da classe trabalhadora e os novos desafios
Patrícia Tropia, Ana Procópio e Cacau Pereira
Coordenação: Lemuel Rodrigues
20h – Programação cultural
18/06 – Domingo
9h30 – Plenária final: Reorganização da classe trabalhadora: o que fazer?
Coordenação: Elizabeth Barbosa, Jennifer Webb e Alexsandro Donato
12h – Mesa de encerramento