A nova Diretoria da Regional Rio Grande do Sul do ANDES-SN realizou, no sábado (26), sua primeira reunião. A Presidenta da Seção, Magali Magali Mendes de Menezes, esteve presente juntamente com representantes das demais seções que compõem a Regional: Sesunipampa, Adufpel, Aprofurg, Sindoif e Sedufsm.
Na reunião, que aconteceu na sede da Regional, em Porto Alegre, foi realizado o planejamento para o segundo semestre deste ano, nos seguintes eixos: política, formação, comunicação e organização. Entre as principais deliberações está a realização, como uma ação do eixo formação, do 24º Encontro Regional do ANDES-SN, nos dias 29 e 30 de setembro, em Caçapava do Sul, com o tema “Trabalho em educação: reforma e hibridização”.
“A reunião foi mais uma expressão da unidade na luta que tem sido a característica da organização do trabalho na Regional. Mais um momento de trocas, de aprendizagens e de construção coletiva que, além de tudo, ocorreu em um clima de camaradagem e alegre fraternidade”, relata a professora Maria Ceci Misoczky, 2ª Vice-Presidente da Regional e Secretária do ANDES/UFRGS.
Informe da Seção na Reunião
Durante a reunião, a professora Magali, presidenta da Seção Sindical do Andes-SN na UFRGS, apresentou um panorama da gestão que se encerrará no início de outubro, destacando importantes ações de organização interna, de desafios durante o período do ensino remoto e de luta em uma universidade sob intervenção.
Um dos grandes desafios foi a realização do 40º Congresso, em março de 2022, quando as atividades presenciais começaram a ser retomadas. No período recente, houve a criação de dois Grupos de Trabalho na Seção, significando avanços importantes para o fortalecimento da luta.
A defesa a democracia, da paridade e da autonomia universitária também foram destacadas como lutas muito presentes no biênio 2021-2023. “Fazer movimento sindical em uma universidade em intervenção e que vai matando a força positiva da política é um grande desafio”, pontua Magali, lembrando que a destituição de Carlos Bulhões e Patrícia Pranke está novamente em pauta no Conselho Universitário (Consun), assim como o tema da paridade.
A próxima reunião da Regional está agendada para 18 de novembro, em local a definir.