ANDES/UFRGS participa de encontro para debater os desafios da estruturação da carreira

A diretoria da Seção Sindical do ANDES/UFRGS participou, durante os dias 23 e 24 de agosto, do XXV Encontro da Regional RS – Os desafios da estruturação da Carreira Docente, em Santa Maria. O encontro reúne representantes de todas as seções sindicais do estado para compartilhar suas realidades e debater os desafios da valorização dos servidores e de uma universidade pública e de qualidade.

Após a cerimônia de abertura e intervenção cultural do grupo Mojubá, a primeira mesa composta por Clarissa Rodrigues (UFOP) e André Martins (IFRS), abordou ‘O CONAD extraordinário e os desafios para a estruturação da carreira docente.

No segundo dia de encontro, a mesa 2 abordou a “Carreira, salário e condições de trabalho”, tendo o tema abordado por Antonio Dalmolin (ANDES / UFRGS), Gustavo Borba de Miranda (APROFURG), Regiana Blank Wille (ADUFPEL), Neila Baldi (SEDUFSM), Caiuá Cardoso Al-Alam (SESUNIPAMPA) e André Martins (SINDOIF).

A mesa 3 foi com a apresentação de Clarissa Rodrigues (UFOP) que abordou a “Educação superior e organização dos/as trabalhadores/as na América Latina.

A plenária final contou com a participação do presidente do ANDES /UFRGS, Guilherme Dornelas e representantes de cada uma das demais seções sindicais. Guilherme falou sobre a intensificação do trabalho remoto, a construção da democracia brasileira a serviço do capital e a articulação entre os segmentos da universidade.

“O Encontro Regional foi importante para reforçar a unidade da regional RS em direção à construção de uma carreira única. Certamente, todas saímos melhor preparados para o Conad extraordinário sobre carreira, que acontecerá em outubro”, disse o presidente do ANDES/UFRGS, Guilherme Dornelas.

Durante todas as mesas ocorreram intervenções de alguns dos representantes do ANDES/UFRGS, que ressaltaram a importância da luta por uma carreira única, uma carreira docente decente e uma linha única remuneratória no contracheque.

Do ANDES/UFRGS participam o presidente Guilherme Dornelas, a 1ª Tesoureira, Flávia Maria Teixeira dos Santos; o 2° Tesoureiro, Jefferson Marçal da Rocha, além de professores da base Antônio Dalmolin, Paulo Slomp, Rubia Vogt e das diretoras regionais que são base da SSind., Daniele Cunha e Maria Ceci Misoczky.