Em resposta à medida provisória 1.286, editada em 31 de dezembro de 2024, que prevê reajustes para as carreiras do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) em 2025 e 2026 e alterações nas carreiras do Magistério Superior e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, o ANDES/UFRGS reafirma seu compromisso com a luta pela valorização dos docentes e técnicos-administrativos em educação federais. Os ajustes incluem um aumento de 9% em 2025 e 3,5% em 2026, resultado de uma greve de 74 dias no ano passado.
Lutarmos por um salário condizente com nosso trabalho não é privilégio, é direito. O impacto financeiro desse reajuste de 9%, que será aplicado a partir de janeiro de 2025, é 261 vezes inferior ao montante despendido com o Sistema da Dívida Pública até meados de dezembro de 2024. Ou seja, a questão não é falta de recursos, mas de do governo públicos, que está na satisfação dos interesses do mercado financeiro.
Apesar do acordo ter sido firmado em junho de 2024, após intensas negociações, que mostrou a força coletiva do nosso sindicato em articulação com a Fasubra e o Sinasefe, a efetivação dos percentuais acordados só foi assegurada com a publicação da Medida Provisória no último dia do ano.
Mesmo com a força de lei que a Medida Provisória confere, provisoriamente, a recomposição salarial só será efetivada após a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), o que não deve acontecer antes do carnaval. Os valores, entretanto, serão retroativos a janeiro de 2025, e a MP precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias para ter vigência definitiva. O atraso no envio da MP, demonstra o pouco caso que governo tem tido com o serviço público do país.
O ANDES/UFRGS continua firme em seu papel de representação e defesa dos interesses da categoria, participando do monitoramento das negociações entre as entidades e o governo. O sindicato reafirma seu compromisso de garantir que todos os acordos sejam respeitados, reforçando a luta contínua pela valorização da educação pública e dos seus profissionais.
Só o ANDES nos representa!
Clique AQUI e veja o Termo de Acordo n° 10/2024
Clique AQUI e veja a Medida Provisória
Clique AQUI e veja as tabelas referentes às carreiras do Magistério Superior e EBTT