ANDES/UFRGS lança cartilha contra censura nesta sexta-feira (05)

Com a proximidade do período eleitoral e diversos relatos de docentes sobre interdições e intimidações, o ANDES/UFRGS lança, nesta sexta-feira (5), uma cartilha docente contra a censura na universidade. O material será apresentado durante atividade virtual às 17 horas, com a participação das assessorias jurídicas da Seção Sindical e do Sindicato Nacional.

O processo eleitoral não deve gerar censura e medo, e todos(as) que tiverem dúvidas sobre O QUE PODE SER FEITO neste período estão convidados(as) para a conversa, aberta para toda a categoria. Participe pelo link https://mconf.ufrgs.br/webconf/andesufrgs.

“O propósito desta Cartilha é apoiar as e os colegas na resistência à censura e no exercício da liberdade de aprender e ensinar, da liberdade de expressão e da pluralidade de ideias, preceitos constitucionais que dão sentido à existência da Universidade”, diz o documento, cujo conteúdo foi elaborado pela RCSM Advocacia, responsável pela assessoria jurídica do ANDES/UFRGS.

As orientações dialogam com dúvidas manifestadas por vários colegas, assim como com denúncias sobre interdições impostas por órgãos da UFRGS, a pretexto de cumprimento dessa legislação.