Na terça-feira (27), Dia Nacional de Luta pela Revogação do Novo Ensino Médio e da Base Nacional de Formação de Professores, a luta em defesa da Educação Pública ganhou as ruas do país.
Por meio de suas regionais, o ANDES-SN instalou outdoors em todos os estados denunciando o projeto de educação por trás do Novo Ensino Médio (NEM), que amplia o cenário de sobrecarga e precarização da formação de estudantes, inclusive com a retirada de disciplinas como filosofia e sociologia da grade curricular, ameaçando também o pensamento crítico.
No Rio Grande do Sul, foram instalados 30 outdoors em pontos próximos a universidades e institutos federais pelo ANDES/UFRGS e demais seções sindicais, que também distribuíram materiais em locais públicos, como feiras, praças e mercados. A Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS integra o Comitê POA-RS pela Revogação do Novo Ensino Médio (NEM), organizado pelo 39º Núcleo do CPERS – Sindicato, em conjunto com diversas entidades e movimentos sociais que vêm debatendo a pauta desde a sua origem por compreenderem que o modelo acentua as desigualdades sociais e representa um projeto neoliberal para a educação.