ANDES/UFRGS debate Caderno de Textos do 41º Congresso do ANDES-SN nesta quarta-feira (18)

O ANDES/UFRGS realizará, na quarta-feira (18), Assembleia Geral virtual de Sócios(as) para discussão de temas a serem votados no 41º Congresso do ANDES-SN e para a formulação de propostas a serem encaminhadas para o Anexo do Caderno de Textos do encontro. A atividade está agendada para as 16 horas, com acesso pelo link https://mconf.ufrgs.br/webconf/andesufrgs.

O 41º Congresso será realizado de 6 a 8 de fevereiro, em Rio Branco, no Acre. A delegação do ANDES/UFRGS, definida em Assembleia Geral Extraordinária no dia 12 de dezembro, é composta pelos professores Guilherme Dornelas Camara, Laura Souza Fonseca e Loiva Mara de Oliveira Machado como delegados e Daniele Cunha, Felipe Adami e Elisabete Búrigo como suplentes.

Pauta do 41º Congresso

O Caderno de Textos, que conta com mais de 70 documentos de apoio e resoluções, foi divulgado no dia 6 de janeiro, e pode ser acessado aqui.

O debate do Congresso inicia com a pauta Conjuntura e Movimento Docente. O primeiro bloco de deliberações é o Plano de Lutas dos três setores que compõem o Sindicato: setor das instituições federais, das estaduais e das municipais. O Plano Geral de Lutas contempla diversos temas, desde carreira docente, seguridade social e aposentadoria, até política educacional, políticas de ciência e tecnologia, questões étnico-raciais, de gênero e diversidade sexual, política agrária, urbana e ambiental, memória do movimento docente.

No bloco das questões organizativas, será definido o regimento para as eleições à diretoria do Andes-SN, a se realizarem em maio de 2023. De acordo com o regimento proposto, poderão participar das eleições todos os docentes sindicalizados até 9 de fevereiro e que estiverem em dia com suas contribuições até 11 de março.

Também será debatida a permanência ou desfiliação da Central Sindical e Popular – Conlutas. A desfiliação foi indicada pela maioria dos delegados ao 14º Conad Extraordinário, mas a deliberação final cabe ao Congresso, que representa a base da categoria. No Rio Grande do Sul, Sindoif definiu posição pela desfiliação; as assembleias da Adufpel, Sedufsm e Sesunipampa definiram posição pela permanência do ANDES-SN na CSP.