ANDES/UFRGS convoca docentes para calendário de mobilização e construção da greve unificada

Aprovado na terça-feira (22) em reunião do setor das federais do ANDES-SN, o novo calendário de lutas da campanha salarial unificada será retomado em 8 de Março, Dia de Luta Internacional das Mulheres. No dia 9 de março, às 16h30, nova Assembleia Docente vai deliberar sobre a participação no Dia Nacional de Paralisação e Mobilização, agendado para 16 de março com paralisações e manifestações em todo Brasil.

Semana de lutas teve ato unificado em Porto Alegre

Na quarta-feira (23), a Seção Sindical participou de ato unificado em frente ao prédio da Receita Federal em Porto Alegre, convocado pela Frente dos Servidores Públicos do estado (FSP/RS).

“É preciso resgatar a dignidade que significa o serviço público para a sociedade de um modo geral. É isso o que estamos aqui defendendo. A culpa dos problemas econômicos é de um projeto mal conduzido, um projeto que não leva em consideração os problemas e as demandas da população brasileira”, afirmou a presidenta do ANDES/UFRGS, Magali Menezes.

A pauta de reivindicações, que inclui reajuste salarial de 19,99%, arquivamento da PEC 32 (Reforma Administrativa) e revogação da EC 95/2016 (teto de gastos), foi protocolada pelo Fonasefe junto ao Ministério da Economia em janeiro. Caso o governo insista em ignorar a categoria, uma greve geral por tempo indeterminado deve ser deflagrada em 23 de março.

Agenda e Comissão de Mobilização

A agenda de mobilização culmina com a indicação de deflagração da greve nacional unificada em 23 de março e prossegue até a realização de um grande ato nacional, em Porto Alegre, no dia 1º de abril.

Dando prosseguimento à deliberação da Assembleia realizada em 25 de janeiro, de participar da construção da greve unificada, a Assembleia Docente realizada virtualmente na quinta-feira (24), decidiu constituir uma comissão de mobilização para planejar e organizar as ações referentes à campanha salarial. A primeira reunião será realizada sexta-feira, 4 de março, às 17h30. Professores e professoras de todas as unidades estão convidados a participar, para isso devem contatar representantes da Seção ou a secretaria através do e-mail andes@ufrgs.br

Confira abaixo o calendário aprovado pelo Fonasefe e pelo setor das federais do Sindicato Nacional, além das atividades locais já confirmadas:

03/03 – Reunião da Comissão de Mobilização da UFRGS, às 17h30

08/03 – Dia de Luta Internacional das Mulheres – concentração às 17h30

09/03 – Assembleia Docente da UFRGS, às 16h30, na sala mconf.ufrgs.br/webconf/andesufrgs

09/03 – Lançamento do Comando Nacional de construção da greve (atividade virtual) e rodada de assembleias para instalação dos Comitês Locais de construção de greve e votação do dia de paralisação no dia 16/03

16/03 – Dia Nacional de Mobilização, paralisações e manifestações em todo Brasil, com ato em Brasília e nos Estados

18/03 – Rodada de assembleia para definir o início da greve

21/03 – Reunião do setor das federais do ANDES-SN

23/03 – Indicativo para o início da GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO, respeitando a especificidades de cada entidade

1º/04 – Ato em Porto Alegre pelas Liberdades democráticas e em defesa dos serviços públicos