ANDES/UFRGS convida docentes à sindicalização e participação no movimento docente

Em tempos de campanha salarial e às vésperas do 40º Congresso do ANDES-SN, em Porto Alegre, o ANDES/UFRGS lança uma campanha junto aos docentes da UFRGS para se sindicalizarem e participarem do movimento docente. O objetivo da campanha é fortalecer a luta em defesa da carreira docente, da educação, da ciência e tecnologia públicas, dos direitos de todas e todos os trabalhadores e contra todos os tipos de assédio e opressão.

“A Seção Sindical do Andes-SN na UFRGS se constitui como um espaço fundamental de organização de professores e professoras da UFRGS, pois articula as bandeiras de lutas locais, desde os desafios que vivemos dentro de nossa Universidade, com as lutas nacionais, fortalecendo nossa unidade enquanto classe trabalhadora em educação”, diz carta da presidenta da entidade, Magali Menezes, dirigida a professoras e professores da instituição.

40 anos de história

O ANDES/UFRGS é uma das 110 seções sindicais do ANDES-Sindicato Nacional de Docentes do Ensino Superior que, com 40 anos de existência, está presente em instituições públicas de ensino de 27 estados, como um sindicalismo feito pela base, na horizontalidade de relações, e unificado nacionalmente, democrático e autônomo em relação a governos, partidos políticos e reitores. O ANDES/UFRGS participa dessa construção desde sua constituição, em 1978.

A carta da presidenta Magali, que é professora da Faculdade de Educação, lembra da participação do Sindicato Nacional em grandes conquistas no país. “Na luta pela redemocratização, foi protagonista na defesa da Educação Pública e Gratuita durante a Constituinte, combateu a ditadura empresarial-militar, esteve presente na discussão da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no Plano Nacional de Educação, na defesa constante da carreira docente e melhores condições salariais e de trabalho e, mais recentemente, teve um papel decisivo, junto a outros servidores públicos federais, no combate à Reforma Administrativa”.

A Seção Sindical reitera que a defesa da educação pública, laica, gratuita de qualidade e socialmente referenciada, assim como o combate ao racismo, à lgbtfobia e ao machismo, e a luta por melhores condições salariais, de trabalho e da carreira docente fazem parte de nossa história e mostram que um sindicato deve estar comprometido com sua categoria, mas também com as pautas importantes a nível nacional e que afetam o povo brasileiro.

“Os tempos são duros, os ataques a direitos fundamentais conquistados, à Educação, à Ciência, à Vida nos chamam ao exercício político-pedagógico da luta”, conclama Magali.
Assista o vídeo comemorativo dos 40 anos do ANDES/UFRGS, com depoimentos de colegas que participaram dessa história.

Leia aqui a versão integral da carta da presidenta Magali Menezes.

Sindicalize-se

Para fazer parte do ANDES/UFRGS, basta preencher a ficha de inscrição e enviá-la escaneada ou assinada digitalmente para o e-mail  andes@ufrgs.br. Mais informações podem ser obtidas na aba “Sindicalize-se” do nosso site, através deste link.