O ANDES-SN participou, na quinta-feira (29), de duas reuniões em Brasília (DF) para tratar de pautas da categoria docente, como concursos públicos, reestruturação da carreira, autonomia universitária e o fim da lista tríplice.
Pela manhã, Francieli Rebelatto, 2ª secretária do Sindicato Nacional, esteve com a Assessora de Participação Social e Diversidade do Ministério da Educação (MEC), Elayne Passos, que se comprometeu a fazer interlocução para que o ministro da Pasta, Camilo Santana, dê início ao debate sobre a pauta do ANDES-SN protocolada junto ao MEC no início da gestão.
Pelo Fim da Lista Tríplice
À tarde, Francieli e Rodrigo Torelly, da Assessoria Jurídica Nacional, foram ao gabinete do deputado federal Patrus Ananias (PT/MG), relator do PL 2699/2011, que trata do fim da lista tríplice para eleições de reitora ou reitores. Eles foram recebidos pela assessora parlamentar Mirta Varella.
Para o ANDES-SN, o processo de escolha de dirigentes das IES precisa ser democrático, com eleições diretas e paritárias, que se encerre nas próprias instituições. Em março, o Sindicato Nacional apresentou à Câmara Federal proposta de projeto de lei denominado “Pelo Fim da Lista Tríplice”, elaborado pela Assessoria Jurídica Nacional com base nos debates e deliberações da categoria ao longo dos anos.
“Para nós, é uma luta histórica acabarmos com a lista tríplice. Mais do que isso, a luta é também pelas eleições diretas, paritárias e que possam se encerrar nas nossas universidades. Lutamos pela autonomia e pela democracia nas nossas instituições”, concluiu Francieli.