ANDES-SN promove seminário nacional para debater os 60 anos do Golpe de 1964

Em um momento histórico de fundamental importância para a memória brasileira, o ANDES-SN realizará, entre os dias 21 e 23 de novembro de 2024, o Seminário Nacional “60 anos do Golpe de 1964 – Memória, Verdade, Justiça e Reparação”. O evento acontecerá na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre (RS).

O seminário surge em um contexto onde os números da ditadura ainda ecoam: 434 vítimas documentadas pela Comissão Nacional da Verdade, 8.350 indígenas e 1.654 camponeses assassinados. No meio acadêmico, foram 106 estudantes universitários, 12 docentes e 1 técnico administrativo vitimados durante o período ditatorial, conforme aponta o relatório da Comissão da Verdade do ANDES-SN, publicado em 2020.

Organizado pelos Grupos de Trabalho de História do Movimento Docente (GTHMD) e de Política de Formação Sindical (GTPFS), em parceria com a Comissão da Verdade do ANDES-SN, o evento traz uma programação robusta que inclui o módulo nacional do Curso de Formação Sindical “60 anos da ditadura empresarial-militar e o movimento docente”. Entre os destaques da programação está a conferência “O sentido de classe do golpe de 1964 e da ditadura: um debate necessário, em tempos de neofascismo”, com Demian Bezerra de Melo, da UFF.

O evento também promoverá importantes discussões sobre a luta por memória, verdade e justiça no Cone Sul da América Latina, além de abordar temas como a responsabilidade empresarial durante a ditadura e a repressão contra populações indígenas, negras, negros, pessoas LGBTI+.

Um momento especial será dedicado ao Ato-Homenagem “Enrique Serra Padrós: memória, verdade, justiça e reparação”, que contará com a participação de Lilián Celiberti, do Cotidiano Mujer, Uruguay. O encerramento será marcado por um ato público sobre “Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Luta Antirracista”, com a participação do bloco “Cuidado que já nos viram”.

As inscrições podem ser realizadas até 11 de novembro, sem limite de participantes por seção sindical. O evento oferecerá Espaço de Convivência Infantil (mediante inscrição até 4 de novembro) e recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O seminário contará ainda com homenagem ao professor Padrós, ato de rua com o Bloco Tambores de Sopapos, conduzido pelo Mestre Edu do Nascimento, filho de Giba Giba; e a apresentação musical de Ney Lisboa, que acontece no primeiro dia do evento.

 

Inscreva-se clicando AQUI.

 

Confira a programação completa:

– 21 de novembro, quinta-feira

9h – Abertura

10h às 12h – Oficina de compartilhamento de experiências e fomento de ações nas seções sindicais para criação de comissões da verdade e desomenagens a perpetuadores de crimes, defensores e cúmplices da ditadura

12h às 14h – Almoço

14h às 16h30 – Mesa 1: “Memória, Verdade, Justiça e Reparação: ontem e hoje”

Coordenação: Cláudio Rezende Ribeiro – UFRJ e Comissão da Verdade do ANDES-SN

Participantes: Suzana Keniger Lisboa, Gustavo Seferian, Lucas Pedretti e Milton Pinheiro

16h30 às 17h – Intervalo

17h às 18h30 – Conferência: “O sentido de classe do golpe de 1964 e da ditadura: um debate necessário, em tempos de neofascismo” – Demian Bezerra de Melo

20h – Espetáculo musical com Nei Lisboa

 

22 de novembro, sexta-feira

9h às 11h30 – Mesa 2: “A luta por memória, verdade, justiça e reparação no Cone Sul da América Latina”

Coordenação: Ana Maria Estevão

Participantes: María Alejandra Esponda, José Pedro Olivera e Federico Tater

 

11h30 às 12h – Exibição do documentário “Adufrgs e Andes: história de um golpe”

 

12h às 14h – Almoço

 

14h às 16h30 – Mesa 3: “Responsabilidade empresarial pela ditadura”

Coordenação: Luiz Henrique Blume

Participantes: Alessandra Gasparotto, Alejandra Esteves e Jorge Souto Maior

 

16h30 às 17h – Intervalo

 

17h às 19h30 – Mesa 4: “A ditadura e a repressão contra populações trabalhadoras, negras, periféricas, indígenas, quilombolas e LGBTI+”

Coordenação: Raquel Dias

Participantes: Gilberto de Souza Marques, Elaine Bispo Paixão e Renan Quinalha

 

20h – Atividade voltada às professoras e aos professores de história do ensino fundamental e estudantes da Faculdade de Educação

 

23 de novembro, sábado

9h às 11h – Ato-Homenagem: “Enrique Serra Padrós: memória, verdade, justiça e reparação”

Participantes: Lilián Celiberti e colegas e ex-alunos de Enrique Serra Padrós

 

11h às 13h – Ato público “Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Luta Antirracista”

Participação do bloco “Cuidado que já nos viram”, com o Mestre Edu Nascimento

 

13h às 14h30 – Almoço

14h30 às 18h – Reunião GTHMD e da Comissão da Verdade do ANDES-SN